O Sindroma de Estocolmo

Portugal, ou pelo menos uma considerável parte dele, parece ser vítima duma doença.

Simpatizam com o carrasco! Uma percentagem enorme de pessoas deste país continua a achar que precisa de mais uns quantos anos de Sócrates e dos seus amigos.

Faz tudo para lhe agradar, desculpa todas as coisas que ele possa fazer ou qualquer falha de carácter que possa revelar e parte para defendê-lo com unhas e dentes.

Há nisto, para mim, duas enormes perplexidades.
A primeira é: Quem são eles? É que eu não consigo encontrar ninguém que concorde com a forma como este país foi gerido e custa-me muito a acreditar que mesmo essas pessoas estando indecisas venham a votar em Sócrates e no PS. Não faz sentido nenhum.
A segunda é a razão pela qual existe ainda tanta gente indecisa nesta altura do campeonato. Como é que após tanto tempo de sacrificios e de jogadas sujas ainda se pode considerar a hipótese, mesmo que remota, de que este é melhor que qualquer outro.

Durante estes dias de campanha vieram à superfície uma quantidade de casos que revelam bem a forma despudorada que este governo tem de fazer as coisas. Por um lado uma enorme encenação de defesa do país e dos portugueses e por outro, detrás dos panos, a mais ditatorial e mafiosa forma de exercer o poder.

As nomeações não publicadas em DR, a revelação de concursos milionários para coisa nenhuma, ou mesmo a incrível falta de vergonha de tornar público um documento fundamental para os próximos 3 anos do país e a criação de um outro "secreto" em que uma série de condições fica ainda mais agravadas em termos de prazo e de abrangência.

A total falta de seriedade deste PS ao mesmo tempo que anda pelas ruas a distribuir seriedade e sentido de Estado é a maior mistificação que alguma vez vimos neste país.
Sócrates reduziu o partido a um grupo mafioso que segue o líder porque tem alguma coisa a ganhar ou porque teme ter alguma coisa a perder.

O discurso de Sócrates podia perfeitamente ser usado contra ele. Tudo aquilo que ele aponta aos outros é em grande medida aquilo que ele fez. O que me assusta é que não haja uma maioria esmagadora a ver isto. De acordo com as sondagens ainda há 30% que acha que o que ele fez foi bem feito!!!

A clubite política tem neste país um terreno fértil. Muito poucos votam num programa ou percebem sequer o que se passou nestes 6 anos.
Aquilo que se esperaria ser um aumento do nível cultural e de conhecimento do país através das suas gerações mais jovens, resulta afinal num pais de "tapados" incapazes de um simples raciocínio.

Conheço bem mais que uma meia dúzia de pessoas que se estão a preparar para sair do país. E não estou a falar de desempregados. Estou a falar de quadros qualificados com anos de experiência que se vão mudar com família e tudo para fora do país.


Para muita gente chegou a hora de dizer basta!!! Em vez de lamber as mãos do carrasco para ter a sua simpatia, ainda há gente que se recusa a viver num país governado por gente sem princípios e sem uma réstia de moralidade.