O dever de Passos Coelho

Admiro a verticalidade de Passos Coelho e a sua tentativa de assumir as responsabilidades sem se refugiar nas culpas dos outros.

É um gesto de carácter mas muito dificilmente possível neste Portugal. Não só porque existe a infeliz tradição de deixar grandes "cagadas" para os que vierem a seguir resolverem mas, porque neste caso, a "cagada" tem proporções ao nível do sistema solar.

É quase impossível que não se revele o que Sócrates e os seus Governos dementes fizeram a esta país durante 6 anos. O que fizeram foi catastrófico. E é tão grande que é impossível não ser conhecido mesmo que Passos Coelho não use essa argumentação para se desculpar.

Mas uma coisa é desculpar-se e a outra é trazer à luz do dia o que foram estes últimos 6 anos nas Finanças Públicas. Se ele não o fizer está não só a faltar a um dever de transparência que prometeu, como acabará por ser considerado igual a tudo o que o precedeu. E ele não o é.

É óbvio que se viveu num estado de mentira constante. Foi aliás a mentira que pôs Sócrates na rua. Mas é também plausível que ele tenha sido apenas vitima duma parte das mentiras e das ocultações que protagonizou ao longo destes 6 anos.

Sócrates tapou com dívida buracos imensos causados por uma clique criminosa que se apossou do Estado em proveito próprio. Viveu à grande, arranjou fortunas enormes em pouquíssimo tempo, transformou empresasecas de meia tigela em grupos económicos com portfólios impensáveis em contratos com o Estado etc etc.

Isso teve um preço. E bem alto.

Não é de surpreender que agora ao fazer o levantamento da desgraça, o governo se depare com buracos atrás de buracos. Exemplos de gestão ruinosa da coisa pública e com uma situação quase impossível de resolver.
Passos Coelho não pode fingir que isso não vai afectar a sua governação e os nossos bolsos. Porque vai, e de uma forma que ninguém vai gostar.

O primeiro exemplo foi o da miserável execução orçamental que incrivelmente foi propagandeada como exemplar. O último acto de propaganda e manipulação do Governo de Sócrates. Mas haverá mais. Nos transportes, na justiça, na alienação do património do Estado e por aí fora.

Com tanta gente a roubar é relativamente fácil encontrar buracos de centenas de milhões de Euros.

Seja Passos Coelho e o Governo seja o Tribunal de Contas, é a obrigação de quem nos governa que nos seja revelada a verdade. Para que aqueles que ainda têm o atrevimento de considerar Sócrates o melhor 1º ministro que Portugal já teve percebam realmente quem lhe vai ao bolso e porquê.
É importante que se saiba que o mui competente e impoluto Ministro das Finanças Teixeira dos Santos não passava de um incompetente, ou pior, de um pau mandado.
É bom que se saiba o que se fez na saúde com o descontrolo total nas PPP's e nos hospitais de Estado. O escândalo que foram as parcerias ruinosas nas estradas.

É um imperativo nacional que se exponha o incompetente que foi Sócrates. O que foi a turba cleptómana de que ele se rodeou. É bom que o PS seja confrontado com a realidade do líder que aplaudiu de pé, apenas porque lhes dava o poder.

Exige-se a Passos Coelho que cumpra o seu dever. Nada mais , nada menos.