O campeonato dos miseráveis

Quantos pobres conheces tu e quantos pobres conheço eu?

Este é o concurso que dá pelo nome de eleições presidenciais.

Fernado Nobre viu uma galinha a fugir perseguida por um miúdo que lhe queria tirar o que ela levava no bico para poder comer (se eu tivesse tanta fome assim nem queria saber do que ela levava no bico... despachava a galinha e não se falava mais nisso). Não é político. Não faz parte dessa corja que rouba os pobres e não se preocupa com eles.

Francisco Lopes mais do que conhecer pobres, foi ele próprio um deles. Tão pobre foi que ficou comunista. Pensou que um dia ia tirar aos ricos e dar aos pobres. O facto de os ricos passarem a ser pobres não o apoquenta. Também não é politico. Ou melhor, é mas "em bom". Tem o mérito de querer tornar todos menos pobres. Com a excepção dos ex-ricos. Ah, e dos dirigentes também. Alguém tem de governar os pobres e evitar que apareçam ricos.

Cavaco Silva sempre falou dos pobres. Sempre teve apreço por aqueles tão pobres tão pobres que nem reflectem a luz, sendo completamente invisíveis. Por isso não os via. Tem desculpa. Nunca foi político. Aquele "curto" período em que foi primeiro ministro foi um deslize.

Manuel Alegre sempre falou de pobres na sua poesia. Nos almoços no Gambrinus com outros colegas de partido preocupados com os pobres sempre foi o que se preocupou mais. Nem o bife lhe assentava bem.Quer até um Estado Social que retire aos que ainda não são pobres para dar aos que já são. Não tem nada de político. É um anti fascista. Vive dos louros de uma luta contra um regime extinto há 36 anos. E a recompensa dessa luta recebe-a na reforma de deputado. Obrigado Manel, dou por bem empregue o dinheiro que pago de impostos para sustentar anti-fascistas.

Defensor Moura também conhece pobres. Tratou de alguns quando era médico. E ser pobre e doente bate tudo. Não é político. É um ex-medico, ex-autarca. Em Viana há poucos pobres. Emigraram para a Galiza para deixar de ser pobres.

Quem ganha?
Eu aposto no sr. da galinha. Já não basta ver pobres. É preciso vê-los em toda a plenitude da sua miséria. E um pobre a correr atrás duma galinha é uma combinação ganhadora.

Defensor de Moura também me parece bom. Mas um pobre doente não corre e como tal perde para Fernando Nobre.

Cavaco Silva sabe que existem pobres mas não os viu. Não deu por eles nem pelas galinhas. Mas deu pelos gatos e pelas lebres (se a vossa memória vai até 1987 percebem o que ele viu). Só sabe que quando foi primeiro ministro as galinhas começaram a ser importadas... congeladas e sem bico. Sabe que os pobres andam aí e está constantemente a chamar-nos a atenção para isso, não vamos nós passar pelo que ele passou - não os ver...

Manuel Alegre já não vê pobres há uns tempos. Mas vê galinhas. E corvos. E os corvos olham para ele e emitem uns sons nada reconfortantes. Fica-se com a sensação de enterro...