O dinheiro dos meus impostos

É mais ou menos recorrente ouvirmos o argumento "ando eu a pagar os meus impostos para isto..." vindo das mais insuspeitas proveniências.
Ainda hoje ouvi de manhã o Forum TSF acerca do ensino superior, onde um ouvinte do Porto fazia a seguinte dissertação:

  1. Os filhos dos ricos fazem o ensino básico e secundário em colégios privados
  2. Os filhos dos pobres fazem o ensino básico e secundário no ensino público
  3. Os filhos dos ricos fazem a universidade em universidades públicas
  4. Os filhos dos pobres fazem a universidade em universidades privadas
Conclusão:
Os pobres andam a pagar o ensino universitário dos filhos dos ricos.

Se não fosse tão incrivelmente enviesado este raciocínio tinha até uma certa piada e poderia certamente ser demonstrativo de alguma desordem do foro neurológico, mas se calhar é interessante perder um bocadinho a dissecar o "cadáver".

Partindo destas premissas fica claro que os ricos andam a pagar o ensino dos seus filhos no privado e no público ao mesmo tempo durante todo o básico e secundário. Chegados ao ensino universitário, e tendo notas para entrar eles continuam a pagar com os seus impostos (porventura ainda maiores) o ensino dos seus filhos, mais os quase 1.000€ de propinas anuais.
O mesmo se passa com os filhos dos pobres mas de forma inversa. Só que estes só pagam privado nos últimos 3 ou 4 anos da sua formação e se calhar porque não tiveram notas para entrar para a Universidade pública.

Segundo este ouvinte o ensino basico e secundário públicos eram maus e não dava para ter boas notas para entrar depois na BOA universidade - a pública.

Concluía dizendo que eram os trabalhadores a sustentar a educação dos filhos dos ricos.
O que se pode dizer a um individuo assim, com esta capacidade de raciocínio e de argumentação?
Como é que um individuo destes pode votar da mesma forma que alguém informado e com uma estrutura de raciocínio coerente?

Isto é revelador da forma inacreditável como muitos olham para aquilo que é o seu dever de pagar impostos, ignorando que muitos pagam ainda mais impostos do que eles. Mesmo podendo ter um salário elevado, a administração fiscal encarrega-se de ir buscar uma linda fatia do mesmo, repondo assim de alguma forma a tal solidariedade fiscal.
De tal forma é que esse dinheiro sustenta o Rendimento de Inserção, todos os custos do Estado, o desperdício em todas as instituições públicas, institutos etc.

É inacreditável que possa haver gente que pensa desta forma. E nem se lembre que neste país quem paga TUDO é a classe média.
Os pobres nem podem ter os filhos a estudar durante 15 ou 20 anos, e os ricos (os verdadeiramente) nem os põem a estudar cá. A classe média, alta e baixa, sustenta tudo isto e é o maior contribuinte do Estado português.
E é esta classe média que está em sérias dificuldades. Que se vê na situação de não poder passar férias, ou de ver o seu carro degradar-se Km após Km porque custa deveras a sustentar e a trocar por um melhor.
É esta classe média, que se vê alvo fácil da rapina fiscal, e que no fim ainda está na mira da imbecilidade crescente de ouvintes como este.

E isto teve o apogeu fantástico com a representação Olímpica em Pequim. Dois jornais revelaram que os nossos atletas teriam recebido ao longo dos 4 anos 14 milhões de Euros em preparação dos Jogos.
Como fogo em palha (bem seca) o argumento dos resultados espalhou-se pelas mentes de gente que nem imaginaríamos. A relação dinheiro <-> medalhas ouvia-se em todo o lado.
Esquecia esta gente, que a maior parte dos atletas olímpicos têm uma profissão normal e que com grande esforço e dedicação treinam muitas vezes com péssimas condições para conseguir realizar o seu sonho.
Ao contrário dos nossos futebolistas PROFISSIONAIS que não fazem outra coisa na vida.
Futebolistas esses que nunca conseguiram resultados de nota para este país e que também da parte do Estado recebem nas suas participações na Selecção. Ou já se esqueceram da "greve" do caso Saltillo?
Se eu estivesse na situação destes atletas que foram retratados pelos media como preguiçosos, escarnecidos e caluniados, não poria nunca mais os pés num evento com as cores Nacionais. Venha um asno qualquer que tem este ponto de vista tentar fazer os mínimos para estar presente nos Jogos.

Bela situação a que se chegou. Um país que funciona a inveja. Acho que sem saber descobrimos A energia alternativa

Onde é que eu assino para mudar de país?