Será que somos todos estúpidos?

Ontem, pela "mão" do Ministro dos Negócios Estrangeiros, foi-nos servido mais um tema de debate. A coligação entre a oposição e o Governo como algo de desejável.

Tenho de reconhecer que apesar de serem umas verdadeiras nulidades no que diz respeito a governar um país (assumindo que era esse o objectivo e não o do "governarem-se" bem...) são brilhantes em atirar temas nonsense para a discussão pública.

À falta de sucesso de tentar colar a crise no PSD e na restante oposição, tentam agora "arrastar" o PSD para uma posição em que de facto estivesse por dentro da governação. Um "governito" de coligação seria ideal. Não só justificava uma remodelação como co-responsabilizava o partido que aparentemente lhes vai dar um banho eleitoral, com a governação que resta a este pobre governo.

O único problema da táctica é óbvio. O PSD sabe que quanto mais tempo estiverem no poder mais se demonstra a sua incompetência. E sabem também que não basta por Sócrates fora do poder. É preciso deixá-lo "queimar-se" de tal forma que mesmo dentro do PS se peça a sua cabeça a toda a hora. Há muitos membros do PS que trocaram as suas divergências com este indivíduo por um período de "favores" concedidos aos sabujos sem príncipios. Em troca do silêncio, um lugar aqui e um lugar ali resolvem todos os problemas. Até Alegre, que perdeu eleições para o PS contra Sócrates e o enxovalhou algumas vezes, pede o seu apoio. Até onde se pode descer?

Pedro Passos Coelho ou outro lider da oposição não é tão burro que na ânsia de ser ministro de uma pasta qualquer, hipoteque o seu futuro como primeiro Ministro em 2011.
Sócrates invoca as "tentativas" que fez antes da formação do Governo (quando ainda pensava que estava em estado de graça e tinha poderes absolutos) como um "esforço sério" a que nenhum partido aceitou responder.
Isto quase parece um debate entre débeis mentais, recheado de argumentos de má fé, mentiras e enganos quase infantis.
Não há ninguém com dois dedos de testa que ponderasse sequer uma associação com o 1º ministro mais vigarista e aldrabão da história recente de Portugal. Ninguém lhe daria um balão de oxigénio em vez de o ver assar nas chamas da fogueira que ele próprio ateou. A carreira de Sócrates acaba aqui. A nacional pelo menos, porque a Internacional pode muito bem ter começado.
Basta ver que quer o primeiro ministro mais cobarde da nossa história (Guterres) e o mais egocentrista, vaidoso e vira casacas (Barroso) lá arranjaram uns empregos jeitosos onde podem dar largas às sua veia "mundial" em troca duma módica quantia por mês. Quem sabe veremos Sócrates a fazer um trabalho destes.
Quem sabe não é agora que Vitorino (o melhor arquivista que a UE já viu) se candidata a líder do PS e o vamos ver a fazer comícios em cima duma grade de cervejas.... Anda muito caladinho esse criador do "programa do Governo".

A oposição deve estar deliciada a ver Sócrates a queimar em fogo lento e a atirar estes dislates ao ar no desespero de quem tudo pode fazer e tudo fez mal.
Mas não é só ele. A sua troupe de notáveis é de se lhes tirar o chapéu. Um ministro da Administração Interna que sabe de irregularidades de um subordinado e não o afasta "porque o IGAI não o recomendou" ou uma mnistra da Saúde que responsabiliza farmácias de venderem medicamentos a mais (quando só podem ser vendidos mediante receita médica) ou um ministro do ambiente... espera lá... nós temos ministro do ambiente? Ou um ministro da finanças que não acerta uma, ou um da Economia que desde que deixou de tomar a medicação parece um avôzinho tresloucado sem tento na lingua, etc etc etc
Ainda alquém quer prolongar isto? Devem ser loucos....

Há uma letra de uma canção que me parece bastante apropriada para a ocasião...

You said that I could trust in you
You said that it would be ok


I was madly in love with you
believed in every word you said
I counted the days and nights
that you kept out of sight
I dont think you´ll ever return

Burn motherfucker burn