O nó górdio

Com a pequena clarificação do BE acerca da sua moção de censura tudo ficou um bocado mais confuso.

Louçã, certamente "desconhecedor" do conceito de moção de censura afirma que a que ele vai propor é contra o governo...e contra o PSD.

O homem não é maluco, nem burro. Portanto esta estratégia parece ser mais uma forma de evitar que a sua moção produza efeitos do que outra coisa qualquer.
Com estes pressupostos não é muito fácil que o PSD vote uma moção contra si próprio, ainda que por uma moção contra um partido da oposição raia os limites da demência.

O PCP vota o que lhe aparecer, mas quanto aos outros partidos da oposição a coisa fica mais nebulosa.

Sócrates esqueceu-se que é apenas secretário Geral do PS e exige ao PSD que clarifique a sua posição. Isto obviamente com uma argumentação típica dos mistificadores e aldrabões de alto quilate:

Que assim o "fabuloso" esforço do PS pode ser deitado por terra
Que cada dia que passa nesta incerteza é a demonstração do desprezo pelos portugueses (ele lá saberá, já que tem desprezado os portugueses como nunca ninguém o fez)
Porque o PSD ao não anunciar a sua posição está a "passar das marcas"
etc etc etc

O homem está em pânico. E como um jogador de poker em início de "carreira" está a demonstrar um imenso nervosismo por causa de um parceiro que nem sequer está a fazer bluff. Está simplesmente calado.
O que o PSD devia fazer era fazer sofrer esta criatura até ao dia da apresentação e votação da moção. Se bem que depois talvez tivessem de chamar as senhoras da limpeza para limpar a urina da cadeira que está destinada ao primeiro ministro na assembleia da república. Mas que seria lindo de ver ah isso era.

A maneira elegante de esta coisa passar é só uma. Um outro partido apresentar outra moção. E apresentá-la em termos decentes e não a fantochada que o BE fez ao tentar colar a oposição à actuação do Governo, votando a sua moção a um insucesso seguro. Se mais provas fossem precisas do demagogo que é Louçã, esta seria a prova final.

Se o PCP se chegar à frente, talvez deixe o BE num embaraço e tire o PSD do embaraço.
E no fim acabe com o sofrimento que este país tem vivido por ter este 1º ministro e a sua corja de lambe botas a comandar os seus destinos.

Vá lá, aceitam-se apostas. Quem será o outro partido que apresenta uma moção?
PSD? Se assim for o PCP talvez vote sim, o CDS também e o BE vote contra (era lindo ver esse gesto de coerência)
PCP? O PSD talvez a votasse se fosse posta em termos decentes, o CDS também e o BE não tinha outra opção.
O CDS? Aí acho que o PCP votaria contra e o BE também.

Está uma embrulhada monumental no parlamento. A respiração ofegante do PS e do governo ouve-se aqui.