Pobre tio Isaltino...

Pelos vistos a questão de direitos constitucionais invocada no recurso de Isaltino caiu redonda.
Na verdade requerer a repetição de julgamento porque não tinha sido julgado por juri é algo de absolutamente fundamental que justifica um recurso para o Supremo.

Acabaram-se as tentativas de fugir ao inevitável. Acabou-se o pinga pinga de honorários para o(s) advogado(s) espertalhoco(s) (mas ineficaz).

Vai analisar a fundamentação da recusa do recurso, diz ele. Já não há mais para onde fugir. Teve a sorte de ver a pena reduzida de 7 para 2 anos e a anulação da perda de mandato. Pode dar-se por feliz. Enquanto estiver dois anos na prisa ainda vai receber o salário de Presidente da Câmara tal como aconteceu com Felgueiras quando fugiu do país.

Resta-nos ver se ele terá a falta de vergonha de se candidatar como independente mesmo após uma condenação. Pelo jeito destas criaturas não me surpreendia muito se o fizesse.

É irrelevante ele julgar-se inocente. A 1ª instância assim não achou, a Relação idem e o Supremo o mesmo. Os recursos para o Constitucional foram uma patetice de alguém com dinheiro e em desespero de ser preso pelos crimes que cometeu. Só lhe resta apelar ao Tribunal dos Direitos do Homem.
Há ainda um recurso sobre um despacho pendente na relação, mas não tem efeito suspensivo.

Dentro de 10 dias (prazo dados para a "resposta" ao recurso) Isaltino vai mesmo bater com os costados na prisa. por dois anos. Pena tenho eu que de todos os arquicriminosos corruptos que este país tem, tivesse de ser Isaltino a ser apanhado em 1º lugar.
Ele próprio chega ao ridículo de dizer  que "cometeu erros" mas que houve quem tivesse sido pior. Como se fosse apanhado em excesso de velocidade e dissesse ao polícia que tinha passado antes um tipo muito mais rápido.

Não acredito que o único crime de Isaltino tenha sido aquele pelo qual foi julgado. Numa altura em que a loucura do imobiliário se apoderou do concelho acho muito pouco provável que aquilo tivesse acontecido sem uma bem montada teia de corrupção. Muitos pagaram e muitos receberam certamente.

Mas tal como outros antes dele, foi julgado pelo crime possível.
Al Capone foi julgado por fuga aos impostos e não pelo rasto de sangue e corrupção que deixou atrás de si.

Se para Isaltino passar uma noite na prisão foi a pior experiência da sua vida, dentro de dias terá sido a 2ª pior da sua vida, uma vez que ao fim de dois dias essa terá ficado esquecida.

Quem nos dera que este desfecho fosse igual para os corruptos perdulários e negligentes que este país viu ainda bem recentemente.