O baixo jornalismo

(cartoon de Henri Cartoon)
Deve ter havido um momento, que me passou, em que uma pessoa como Judite de Sousa foi investida da responsabilidade de defender os pobrezinhos e confrontar os ricos com a sua falta de consciência social.

Só vi a entrevista de Judite de Sousa na net. E a razão é simples. Recuso-me liminarmente a suportar o calvário que é ver a TVI.
Uma estação de televisão que ajudou a baixar o panorama televisivo a níveis terceiro mundistas, intoxicando a populaça com doses maciças de porcaria, lamechice, choradeira e zero de conteúdo formativo ou cultural.

Desta vez o exercício é ainda mais verminoso.
Vai-se buscar alguém, que apesar de muito rico, pura e simplesmente é desconhecido para a esmagadora maioria dos portugueses até este momento.
Um rapaz que teve a sorte de nascer numa família rica que lhe permite dar largas a todos os seus sonhos e que escolheu o nosso país para viver.
A festa dos seus 22 anos foi caríssima e opulenta. E terá sido por iso que Judite ou a TVI terão ouvido falar dele. E curiosamente elevaram-no à condição de famoso por causa disso.

Um alvo perfeito para o desporto nacional do momento - bater nos ricos, nos que ganham um pouco mais ou apenas naqueles que ainda não perderam o emprego ou já "deviam ter dado lugar às gerações mais jovens".


Judite resolveu explorar os piores sentimentos das pessoas confrontando-nos com alguém que não passa dificuldades nem nunca passará. Resolveu tentar envergonhá-lo por "não ajudar" as pessoas. Coisa que aparentemente se tem de fazer a partir de um nível de rendimento que será seguramente superior ao de Judite.

Ele que por acaso num único gesto distribuiu 300.000 Euros é confrontado com o facto de não ajudar e isso ofender os portugueses. Portugueses que não se ofenderiam se a TVI não tivesse transformado a vida do rapaz num acontecimento digno de noticiário em prime time.

Agarra-se num anónimo, faz-se uma peça moralista e a apelar à inveja e depois afirma-se que a atitude do rapaz ofende os portugueses...

Judite de Sousa ofende os portugueses. Ganha bem demais para o que faz. Tenta relatar a realidade como se a sua situação e a sua vida não pudesse ser objecto do mesmo escrutínio pseudo moralista que usou na entrevista.

Judite de Sousa, que se saiba, não ajuda ninguém. Ajudará com os impostos que paga, mas aí perderá claramente na comparação com Lorenzo Carvalho e a sua família.
Passeia-se com muito mais frequência pela TV envergando roupas e sapatos que a esmagadora maioria dos portugueses não poderia pagar com um salário inteiro.
Ganha incomparavelmente mais do que milhares de pessoas competentes e dedicadas que produzem riqueza para o país, para eles e para os seus trabalhadores e colegas.
Judite lê notícias. Judite é irrelevante no "grande esquema". Judite faz por milhares de Euros muito pior do que outros por muito menos.

Não tem qualquer legitimidade para apontar o dedo a Lorenzo Carvalho ou a quem quer que seja. Mais do que uma questão de legitimidade é uma questão de decência.
Não se explora uma entrevista a um rapaz de 22 anos (seja ele rico, remediado ou pobre) com intuitos puramente demagógicos e pensado para causar revolta, indignação e inveja.

Se há alguém imoral nesta história é Judite de Sousa. Depois da falta de ética jornalística da qualidade profissional e da decência, Judite tinha de dar mostras da falta de mais atributos.
Ela parece não ter percebido mas não passa de alguém que lê umas notícias, faz umas entrevistas e que não raramente mostra à exaustão a sua completa ignorância e preconceito.

A TVI é mais do mesmo. Um asco. E só um asco pode incentivar  ou pactuar com este tipo de jornalismo.

Só não consigo perceber a que pretexto conseguiram que o rapaz fosse à entrevista. Certamente não lhe disseram ao que ia. Nada sabiam dele (Judite teve de perguntar) e tiveram a falta de decência de nem ser factualmente rigorosos ("comprar" a presença de Pamela Anderson... correr para a Ferrari... gastar 1 milhão de Euros por corrida... etc etc etc)

É assim que se transforma jornalismo em lixo. É com televisão assim que percebemos até que ponto a porcaria que nos servem é concebida para nos manipular fazendo um apelo claro a baixos sentimentos, usando meias verdades ou as mais despudoradas mentiras.
O que é assustador pensar é que esta é a cadeia de televisão com maior indíce de audiência.

Saiu-lhes o tiro pela culatra. As pessoas não gostam de ver este tipo de aproveitamento baixo e calunioso. Sobretudo pela mão de alguém que em grande medida detestam por representar exactamente aquilo que tentou imputar ao entrevistado. O público alvo de Judite parece detestá-la ainda mais do que detesta Lorenzo.

Ela que andou pela RTP vivendo confortavelmente (só não é um peso para o contribuinte há dois anos em toda a sua "brilhante carreira"), custando milhões aos portugueses que pagaram impostos durante anos para a sustentar a ela e a outras pseudo estrelas ou pseudo jornalistas como ela.

Perdeu tudo. A reputação e decência e até a capacidade de auto análise. Judite desceu ao mesmo nível da estação para quem trabalha.

A senhora que se choca com o esbanjamento em festas, enquanto há gente a passar "necessidades" numa festa muito "sóbria" em 3 de Agosto 2013.
"Nough said..."