Helena Roseta e o ser bonzinho

Helena Roseta. Nunca apreciei a personagem.
Por princípio não aprecio vira casacas. E Roseta é uma vira casacas sem qualquer sombra de dúvida.

Foi do PPD, depois do PS mesmo proclamando-se de independente como faz a filha de Adriano Moreira, e agora não é nada. É a detentora de um cargo conseguido por um movimento de cidadania.

Helena Roseta considera que quem aufere do Rendimento de Inserção social e possa prestar serviços em favor da comunidade, está a trabalhar de graça.
Ela considera uma violência fazer estas pessoas trabalhar de graça (!!!!)

Obviamente que não estamos a falar de pessoas que não tenham condições de fazer qualquer tarefa por incapacidade ou doença.
Estamos a falar de pessoas que recebem um valor do Estado, que estão em condições de se re-inserir na sociedade e que se pede retribuam com algumas horas por semana em troca daquilo que o país lhes dá.

Muitas destas pessoas nunca descontou um cêntimo para os cofres do estado ao contrário de muitos reformados deste país que vivem com 200 euros por mês (e menos) que fizeram descontos durante anos e que, esses sim, não têm condições para trabalhar. Mesmo assim muitos fazem voluntariado. Porque não gostam de estar parados ou simplesmente porque sentem um apelo de contribuir com qualquer coisa.

Há gente neste país que usufrui do RIS que tem bom corpo para trabalhar, que vive da economia paralela nunca declarando um cêntimo dos seus "biscates" e para os quais, nós os contribuintes, damos um bocadinho para poderem não viver com 0.

Há tantas e tantas situações neste país em que não há meios de contratar mão de obra necessária ou em que se vive do voluntariado, enquanto "ali ao lado" há gente desocupada e subsidiada para nada fazer.

Roseta acha uma violência uma ideia destas. Continua com uma concepção do Estado Social que nunca devia ter existido. Um estado que subsidia o ócio e nada faz para resolver a situação. Prefere endividar-se para continuar a fazê-lo.
Não percebo como é que um rendimento para inserir socialmente gente capaz acaba por servir para perpetuar a sua marginalização. E se uma destas pessoas até souber trabalhar? E se conseguir entrar no mercado de trabalho e ter uma vida digna? Não é preferível que o faça?

A aplicação deste regime aos que usufruem deste rendimento tem de ser feita com alguma atenção, mas não se pode falar de trabalhar de graça. Há gente a penar mais de 8 horas por dia que não leva para casa o que alguns dos beneficiários deste rendimento levam.

Acho imoral que uma enorme percentagem deste rendimento seja consumido por gente de "minorias" que vive à margem da lei, que ameaça funcionários da SS e professores para não perder esse rendimento e não haja ninguém com TOMATES para acabar com isso.
Acho imoral que se pague RSI a gente que consome os seus dias a mamar minis na tasca do bairro social porque o o trabalho não lhes "assiste".

Isso sim é imoral. Não é o conceito enviezado de imoralidade que parece fazer mexer Helena Roseta.

De cada vez que a ouço não consigo deixar de sentir alguma náusea. Uma desgraça em praticamente tudo em que se meteu, desde a política a bastonária a OA. Quanto a vereadora da CML ela parece ser a única pessoa a gabar o seu trabalho.
De cada vez que alguém diz alguma coisa gosta sempre de dizer "eu também passo por isso".
Pois não passa. Toda a sua idade adulta viveu da mama estatal. Tem o título e Arquitecta e não tem palmarés. Tomou decisões e implementou medidas que prejudicaram uma classe profissional inteira. Está no topo da cadeia alimentar da maior autarquia do país. Ela nunca passou por isso.
Teve uma atitude no mínimo nojenta com a acusação retroactiva a Relvas e Passos Coelho.
Com tanta coisa de cidadania deixa passar uma coisa dessas como bastonária da Ordem? Não expõe Relvas? Se calhar contribuiu para a perpetuação do clima de esquemas de favores de que tanto se queixa. Ou percebeu que nenhum partido gosta de bufos e precisava de um para ser eleita para uma coisa qualquer?

Se na altura em que as coisas aconteceram não disse nada, como devia ter feito, fazê-lo da forma como o fez é no mínimo uma nojice. O que esperar? Que daqui a 10 anos venha a revelar esquemas manhosos na câmara quando virar a casaca outra vez ou se zangar com alguém lá dentro? Com o ex-Zé do Bloco, e Zé do PS nos dias que correm? Outro nobre cidadão que vira a casaca com a velocidade com que um camaleão muda de cor.

Roseta, tal como Manuel Alegre e todas as semelhanças dos seus movimentos de cidadania, devia por esta altura sair pela esquerda baixa, viver da reforma de deputada (da altura em que eram precisos 8 anos) e calar-se duma vez por todas.
Já não há paciência para a sua consciência social de pechisbeque. Para o seu constante auto elogio. Para a sua omnisciência em 1ª mão. Puahhhh !!!