Deslealdade

Quem com ferros mata com ferros morre, lá diz o povo. O bom povo.

Seguro está metido numa enrascada- Como aliás se previa desde o dia da sua eleição. É uma fraca figura secundado por fracas figuras.

Cada vez que tento lembrar-me dos seus correligionários próximos só me vem à cabeça Zorrinho. E convenhamos que não é uma grande lembrança. Zorrinho faz com que eu pergunte constantemente como raio é que um tipo assim pode ser doutorado. Se calhar porque não se deve confundir formação com inteligência...

Mas vem isto a propósito da mais recente facada nas costas da ala Socratista do PS. Ou melhor, da ala confirmadamente abjecta do PS.

E na frente, em ombros, António Costa.

A estrela do PS, tido como de uma competência extraordinária, finalmente resolveu avançar.


Diz que é candidato a Presidente da Câmara mas também a líder do partido.
E das duas uma: Ou ele espera perder para Seguro no PS ou espera levar uma banhada nas legislativas. Não é possível alguém querer "tomar uma atitude" ficando com uma rede para o caso de cair.
Por muito que se apregoe a sua competência aos quatro ventos, nunca se soube de obra extraordinária feita por Costa.
Na verdade na sua passagem pelo ministério da Justiça foi um ministro bem medíocre. Seguido por outro medíocre.
Na administração Interna apenas empurrou com a barriga os problemas do antecessor. Costa parece ser um daqueles personagens que "toda a gente diz" que é muito bom. A fazer o quê não se sabe.
Ele e o Vitorino são talvez os dois casos mais emblemáticos de alguém que é levado ao colo pelos media e pelos seus camaradas.
Um dia alguém diz que ele é muito competente. A partrir daí é sempre a subir.
Vitorino foi na UE (vá-se lá saber que fantástica obra o homem fez por lá) e a partir dessa altura esteve envolvido nos programas dos governos de Sócrates e até tem direito a botar faladura num programa a fazer de comentador.
Ainda me lembro quando os media andavam todos excitados a tentar saber se depois do programa do Governo ele ia ficar como ministro. Como se de uma salvação divina se tratasse.
A sua vozinha de ave canora e os seus tiques hiper enérgicos fazem supor que tem muita energia. para onde a canaliza é que é outra história.

Costa não tem a "aura" de Vitorino mas "todos dizem" que ele é muito bom. Muitos Lisboetas discordarão. Ele foi um vencedor de circunstância em Lisboa dado o estado miserável no qual o PSD deixou a autarquia. Sobretudo do ponto de vista da imagem mediática, que parece ser muito mais importante que a substância do trabalho feito.

A passagem de Costa pelos corredores do poder não tem nada de brilhante. Ministro dos Assuntos Parlamentares (quantos de lembrarão disto e o que faz exactamente um ministro destes) até Ministro da Justiça e da Adm. Interna.
Não foi de certeza a sua tentativa de resolver as pendências de processos cíveis que o tornou famoso. Cardona encarregou-se disso. Digamos que Costa levantou o tapete e Cardona varreu o lixo lá para baixo.
Na Administração Interna foi mais do mesmo. Fingir que se muda muito para no fim não se mudar nada.

Eu diria que do ponto de vista de um político profissional ele pode ter feito um bom trabalho. Em não "queimar" a sua imagem, em se afastar das "bombas" e em manter uma aura de competência e pose de estado.
Mas na substância não há muito.
Bem se vê a capacidade executiva de Costa na Câmara Municipal de Lisboa. Não há quase nada de palpável ou estruturante que Costa tenha feito em Lisboa. A não ser as patetices da Av. da Liberdade ou da obsessão pro ambientalista que considera velho e incapaz de circular em certas áreas da cidade um carro do ano 2000.
Manias de rico prontamente apoiadas pelo ditador do gosto e de todas as coisas politicamente correctas Sá Fernandes. Cujas intervenções desastrosas são bem conhecidas em casos como o túnel do Marquês que hoje significa um alívio diário para milhares de Lisboetas que conduzem, ou o caso das toalhas, guardanapos e guarda sois nas esplanadas da Baixa.

Se um é amorfo o outro faz-se notar pelo delírio. Não é de estranhar portanto que Sá Fernandes tenha entrado para a Câmara como o Zé do Bloco e acabe a conviver de perto com Costa.

Eu diria que o PS não fica nem melhor nem pior com Costa. É farinha do mesmo saco. A única diferença com Costa é que o farelo cheira pior.

Espero apenas que agora tenha a decência de não se por num programa de televisão com outros comentadores enquanto tem um cargo electivo. Seria muito mais chocante se fosse agora armar em independente e equidistante para a Quadratura do Círculo.

A falta de vergonha de ser candidato a dois lugares já chega.
Quanto à facada nas costas de Seguro, ela via-se chegar desde o dia do desconfortável momento em directo no Congresso. Costa tem de Seguro a mesma opinião que eu - Seguro é um zero. O problema é que se um é um zero, o outro ganhará por muito pouco.
É um ambicioso mais contido que Seguro que já se via como 1º ministro. Mas o ego e a ambição são iguais. Falta-lhe o entusiasmo bacoco de Seguro. Não ouviremos da boca de Costa frases a começar por "se eu fosse primeiro ministro..:"

Desejo a melhor sorte aos dois. Sabendo de antemão que a sorte de qualquer um deles é o melhor que pode acontecer naquele partido miserável.


Vai ser extraordinariamente difícil o PS fazer esquecer o papel que teve na criação do buraco do qual temos de sair. Sócrates deixou um legado pesadíssimo a este PS. Mas os seus próximos parecem acreditar que os tempos dourados estão e chegar de novo. Mas talvez se lixem. Se por acaso Seguro ganha, as listas das legislativas ficarão sem uma boa série dos que hoje se sentam na bancada do PS.

A noite das facas longas começou.