O meu prolongado aplauso para o Governador do Banco de Portugal

Há coisas que nos dão um imenso prazer. E esta é uma daquelas que me foi alargando o sorriso à medida que fui lendo.

Andam por aí uns galitos na política que se vão safando até ao dia em que encontram um galo velho, sabido e com esporões de respeito.

Foi o que parece ter acontecido hoje ao inominável João Galamba, deputado das hostes socialistas e sem dúvida um digno candidato a um dos mais ranhosos.

Carlos Costa perdeu a compostura depois de enfrentar algumas imbecilidades do nosso "amigo" Galamba. E como seria de esperar de alguém que tem craveira para ser Governador de um Banco Central para alguém que provavelmente não teria pinta para caixa de banco presenteou-o com as seguintes frases:
"Se não sabe o que é "crowding out", vá aprender.” Foi deste modo, pouco paciente, que Carlos Costa se dirigiu ontem ao deputado do PS, João Galamba, depois deste o ter interrompido, quando falava sobre a acção do sistema financeiro no financiamento da economia real e do Estado, para afirmar que o governador estava a dizer uma inverdade. “Desculpe, deixa-me acabar porque isso é uma ignorância total”, continuou o Governador, aproveitando para explicar qual o significado de crowding out: “Quando o senhor tem um montante total de crédito, este distribui-se por três sectores, público, privado/empresarial e o sector das famílias. Se o senhor tira de um lado o outro necessariamente sofre. A isto chama-se "crowding out" em teoria”. E lembrou que embora raramente perca a serenidade, isso acontece “excepcionalmente” quando está perante situações “de má-fé intelectual”: “Peço desculpa, isto ultrapassa os limites do bom senso”.
(Carlos Costa) explicou que o BCE avisou os bancos nacionais que estes já não tinham colaterais para se financiarem em Frankfurt, e que não existia liquidez para continuarem a alimentar os leilões de dívida pública portuguesa o que ditou o pedido de ajuda à troika. O governador ainda lhes disse: “É a realidade em que chegamos em Abril [data em que Sócrates pediu a intervenção externa]. Se não querem reconhecer a realidade, não a reconheçam. Mas a realidade é sempre mais resistente que a cabeça”.
Mas o despeitado Galamba exigiu um pedido de desculpa do Governador. Ofendido (os burros ficam sempre ofendidos quando lhes dizem que são burros, ou neste caso também desonestos) pela grosseria desafiou (desafio não aceite aparentemente) o Governador do BdP a pedir desculpa.
O momento de tensão culminou quando João Galamba interveio para se manifestar ofendido e desafiar Carlos Costa a um “pedido de desculpas”: “Penso que foi deselegante, desnecessariamente, gostava que me pedisse um pedido de desculpas. A sua atitude há bocado foi perfeitamente injustificável.” Na segunda ronda de respostas aos deputados Carlos Costa falou por mais de vinte minutos, mas acabou por deixar a sala sem fazer a vontade a João Galamba.
 Clap, Clap, Clap, Clap (and so on, and so on....)

Belo, belíssimo. Talvez a criatura perceba que é mais digna de um bom par de chapadas do que de um pedido de desculpas.

Galamba que em 2009 tinha chamado num blog "filho da puta" a um deputado do PSD...
Uma análise política, uma resposta irónica, um insulto. O debate entre os blogues de apoio ao PS e ao PSD para as eleições legislativas entrou este fim-de-semana no campo da ofensa pessoal. "O João Gonçalves é um filho da puta", escreveu o blogger do SIMplex e candidato a deputado independente pelo PS nas listas de Santarém, João Galamba, em reacção a um texto publicado no blogue Jamais. "Foi uma reacção a quente. Mas assumo o insulto, que não foi gratuito: o post do João Gonçalves foi inaceitável e não era debate político", explicou Galamba ao i.
quer agora que alguém lhe peça desculpa por ter sido exposto como um ignorante em Economia. Na qual é licenciado...
João Galamba. Deputado do PS e parte da "nova geração"
Nasceu em 1976. Em 2011 foi publicamente exposto como um idiota.
O PS está muitíssimo bem servido.