Os chorões

Durante 2012 iremos assistir a uma hecatombe nas receitas do turismo neste país.
Quase 20% dos campos de golfe vão fechar porque o IVA subiu.

Estas contas foram apresentadas pelo presidente do Conselho Nacional da Indústria do Golfe (CNIG), Diogo Gaspar Ferreira.

Não sei como é que ele fez as contas, mas acredito que tenha sido de uma forma "profundamente" científica.

Não deixa de ser caricato ver esta gente a berrar. Com o que custa um conjunto de tacos, sapatos, roupinha adequada e o belo do Green Fee, que vai desde os 45-50 até 120 Euros, ver esta gente a chorar por pagar 23% de IVA ao invés dos 6% é no mínimo digno de vómito.

A representatividade do desporto é quase nula neste país. Mesmo que houvesse um golfista português que tivesse ganho qualquer coisa a nível internacional, nunca se soube. A não ser que se seja um atento espectador do Golf Report, um faboloso programa da SIC Notícias onde aparecem mais vezes a tia Tita e o tio Francisco do que é possível suportar.

Quem vem jogar Golfe para Portugal não é certamente um teso que deixa de vir porque passou a pagar mais 17% num green fee de 100 Euros e mais uns quanto cobres em cada refeição que faz.
Muita desta gente compra pacotes de dias de Golf. Há pelo meio as unidades turísticas e os mediadores turísticos. Há de certeza forma de absorver esse custo se a sobrevivência do Golfe estiver em causa.
Mas não está certamente. E de todas as receitas de Turismo, o golfe pode ser uma fatia interessante mas não isto nunca será responsável pelo colapso do sector.
Mais preocupante para o turismo será o facto de muitos portugueses não terem subsidio de férias em 2012. Isso sim é preocupante quer para os próprios quer para a hotelaria no Algarve em 2012.
Ou já se esqueceram que grande parte dos turistas são portugueses? Ou melhor, eram...

Este tipo de manifestações não só são ridículas, injustificadas e muito muito reveladoras de uma total falta de consciência social. Numa altura em que TODOS os portugueses viram a sua conta de electricidade aumentar 17%, uma enorme quantidade perdeu uma significativa parte do rendimento em 2012 vir dizer este tipo de disparates por causa do Golf só pode suscitar uma reacção - vão para o raio que os parta mais os seus carrinhos eléctricos...