Realidade paralela

Para Isabel Alçada, não há excessos, apenas materiais nobres usados em restauro de espaços onde já existiam e por razões que “nada têm a ver com luxos”.

Pelo PS, a deputada Gabriela Canavilhas defendeu a existência de candeeiros de Siza Vieira em espaço escolar por se tratar de “um grande artista”, acusando a maioria parlamentar de querer “nivelar por baixo”. Isto depois de o deputado do PSD Emídio Guerreiro ter lembrado que são os cidadãos de um país que vive da ajuda externa a “pagar a festa que foi a Parque Escolar”, usando uma expressão proferida na anterior audição pela ex-ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues.
Isabel Alçada e Gabriela Canavilhas competem para o prémio de político mais imbecil do ano.

Isabel Alçada defende que os materiais nobres usados nada têm a ver com luxo. Foram usados em "restauros" e como tal justificam-se. Se calhar devia ter sido pensado nos orçamentos o facto de se estarem a usar materiais de custo mais elevado. O que parece não ter acontecido.

Canavilhas vai mais longe. E não é nada que não esperemos. Depois da sua gestão peregrina na Cultura e do disparate da proposta de lei que impunha uma taxa em dispositivos de armazenamento digital para pagar aos autores que pudessem vir a ser pirateados, já nada admira.

Mas a defesa dos candeeiros de 1700 Euros numa escola de Tomar, apenas por Siza ser um "grande artista" é do mais imbecil e snob que esta extra terrestre já produziu.
Por esta lógica porque não encomendar um mural a Paula Rego? ou porque não pedir um projectinho de escola a um verdadeiro "artista" da arquitectura? Porquê limitar a coisa ao panorama Nacional?

É óbvio que para quem ganhou durante uns anos um salário simpático complementado por um cartãozinho de crédito livre de impostos pode achar natural que se gastem 20.400 Euros em candeeiros de design para uma escola em Tomar.

É caso para perguntar à ex Ministra Alçada se a utilização de candeeiros "nobres" de um "artista" também tem a ver com restauros. A escola é nova. Não restauraram porra nenhuma. E um arquitecto que projecta com esta largueza de meios ou é um imbecil ou sente-se completamente à vontade para torrar o orçamento coo muito bem entende.

Um reformado com uma pensão de 250 Euros (porque os há) receberia a pensão durante 6.8 anos com o dinheiro gasto destes candeeiros.
Ponham as coisas sob esta perspectiva para perceberem bem onde devem estar as prioridades.

Os 60 milhões de euros poupados depois de reapreciações das obras em curso em 70 escolas significam 20.000 anos de pensões deste valor. Ou um ano de pensão para 20.000 idosos. Ou um aumento por um ano de 125 Euros para 40 mil idosos etc etc.

Se agarrarmos nos números do desperdício (e falo só do desperdício, já nem falo do custo total) feito nesta gracinha que dá pelo nome de Parque Escolar teremos valores absurdos
O PSD insistiu que fica por explicar uma diferença de 180 milhões de euros entre o investimento apresentado pela Parque Escolar em 2011, para 106 escolas, e o valor apurado no relatório da Inspecção-Geral das Finanças.
Temos 1.479.657 pensionistas com uma pensão inferior ao salário mínimo. Se se aumentasse 10 Euros a pensão de todos eles durante um período de 3 anos a despesa com esse aumento seria de 532 Milhões de Euros.
Só isso desbaratou a Parque Escolar em menos de 3 anos. Juntem-lhe as negociatas duvidosas em PPP's, as indemnizações a ser pagas a construtoras por causa de contratos feitos à pressa para projectos cancelados, somem-lhe o valor desbaratado em mordomias e propaganda gasta pelos nossos políticos e chegarão à conclusão que todo esse dinheiro que se queimou chegava para colocar a nossa segurança Social num ponto de sustentabilidade e não num ponto de ruptura como está hoje.

Agora digam-me que este tipo de coisas tem toda a justificação, por serem espaços de qualidade, ou por serem candeeiros de "artistas" ou outra MERDA semelhante, quando há gente a passar fome com reformas de miséria para quem um pequeno aumento de 10 Euros numa pensão significaria muitísimo.

Nada que preocupe estas duas imbecis que de certeza não vão receber do Estado apenas 250 Euros quando se reformarem.

Agora coloquem todas as contas do desbarato socialista em "pensões" para gente que vive no limiar da miséria e chegarão à fácil conclusão que o apoio social neste país poderia ser bem melhor do que é se os amiguinhos dos políticos e os políticos não estivessem sempre um primeiro lugar quando chega a hora de repartir o dinheiro de todos nós.

E não me venham com tretas acerca da rubrica orçamental  não ser a mesma ou não se poder transferir dinheiro assim. Ele vem todo do mesmo sítio. Do meu bolso e do bolso de quem paga impostos. É todo ele receita do Estado. Pode ser distribuída como for necessário para assegurar os serviços que um Estado tem de assegurar.

E isto é válido também para este Governo que em vez de abordar as coisas da forma correcta, parece andar amedrontado em resolver os problemas endémicos e fortemente amplificados pela ruinosa gestão socialista.
Atalhem nas PPP's, atalhem no desperdício resultante de gestão ruinosa e conseguirão por uma vez na vida tornar este país mais suportável. Para quem paga e para quem recebe (pouco)