Comissão avalia cancro

O Presidente interino da Venezuela anunciou que uma comissão, suponho que seja de sábios, vai avaliar se o cancro que matou Chavez foi provocado pelos inimigos históricos da Venezuela.

Lá, tal como cá, quando querem ocultar alguma coisa ou inventar uma qualquer explicação criam uma comissão.

Convenhamos que esta tem um trabalho complicado pela frente. Tentar perceber as origens de um tumor não é brincadeira.
Tentar perceber se o dito foi provocado por alguém é algo digno de figurar numa revista médica de renome.

A burrice de tudo isto é mais do que óbvia. O homem não pode ter sido ceifado no auge da vida (do disparate dirão alguns) a não ser por influência externa. Deve até ter sido o único caso de morte de um político por uma doença grave.

Poderá ter sido a mesma origem que provocou a morte de Kim Jong Il ou Khrushchev.

O que mais me espanta é a forma como esta gente se serve da estupidez de um povo para o tentar acicatar contra alguém ou para servir os seus desígnios políticos. Nunca até agora se tinham lembrado desta possibilidade e o homem já tinha o tal "tumor pélvico" há bastante tempo. Os avanços da medicina cubana até o tinham curado de uma vez.

Têm servido disparate atrás de disparate a um povo que tem bebido as palavras destes demagogos como se de néctar se tratasse. No entretanto usam os recursos da PDVSA para desbaratar através duma gestão ruinosa na aplicação de medidas puramente casuísticas. Criaram uma nova classe de ricos, de podres de ricos, entre os quais pontuam obviamente Chavez e a sua família e mais uns quantos da nomenklatura "revolucionária" Chavista.

Usaram uma parte dos recursos provenientes do petróleo para reduzir a terceiro mundista taxa de pobreza e reduzido a taxa de analfabetismo para valores notáveis.
Mas no entretanto muito mais parece ter sido perdido para uma teia de ineficiência e corrupção que acabou aos milhões nos bolsos da nova "classe dominante" venezuelana. Vestem de vermelho, usam chavões pseudo revolucionários mas parecem ser tão bandidos e tão corruptos como qualquer outro.

O Chavismo precisa de endeusar Chavez. Precisa de o endeusar a ponto de descobrir que ele não morreria se não fosse uma acção externa. A conclusão desta comissão já se sabe qual é.
Quando aquele idiota moustachou anunciou aquele disparate na televisão já se sabia que isto iria acontecer. E já se sabe que a população irá beber esta teoria da conspiração com sofreguidão.

Num país em que o número dos que vivem abaixo da linha de pobreza é enorme, não é difícil comprar "amor" e "lealdade" cega. Especialmente num país que está em cima de uma das maiores reservas de petróleo do mundo.
Basta para isso nacionalizar esses recursos e usar a "vaca leiteira" para os programas para o "povo".

Ninguém se ralará com as ineficiências nem com a corrupção. Muito poucos imaginam sequer que existem. Para isso controlou-se a informação ao ponto de ter Chavez horas a fio a perorar na TV. Na TV nacionalizada bem entendido. Porque Chavez usou a revogação da concessão de licenças de emissão de forma a calar os canais críticos. Em especial um deles que actuava como a "oposição" de facto ao seu regime.

Não seria muito difícil avaliar o cancro que foi o Chavismo. Que criou clivagens profundas na sociedade venezuelana, que deixou a criminalidade em Caracas subir a níveis de guerra civil sem nada conseguir fazer, que desbaratou recursos pela incompetência e corrupção enchendo obviamente os bolsos dos "novos" ricos da Venezuela.

Muito mais difícil será perceber a origem do cancro que o matou. Provavelmente impossível. O que não quer dizer que não descubram que foram os EUA a fazê-lo.
Muito mais fácil será apurar a data da morte de Chavez. Ocultada aparentemente para permitir a tomada de posse de um fantoche chamado Maduro.

Em tudo estes regimes comunistas são iguais. Absolutamente em tudo. Não sei se seguem uma cartilha pré definida ou se é apenas o mais rasca do ser humano a vir ao de cima.

Uma coisa é certa. Não têm qualquer superioridade moral. Nenhuma