Como um estado liberal se isenta de fazer a única coisa que tem de fazer - Regular

Barril de petróleo “Brent” abaixo dos 90 dólares

Fiz umas continhas simples no sentido de tentar perceber quanto é que o Estado e a GALP (mais o seu negócio monopolista de refinação) metem ao bolso por cada litro que o bom do português mete no carro.

Ontem o presidente da GALP, dizia que os ajustes não são automáticos e levam algum tempo a acontecer

Abaixo temos a cotação do Brent ao longo de um período de 200 dias. Podemos ver que os picos aconteceram em Julho. Aliás por esta altura e desde o principio do ano, a GALP e as suas clientes de refinados já tinham aumentado o preço dos combustíveis 17 vezes.
Fomos para férias e toda a gente se esteve marimbando para o preço do Crude. Mas foi precisamente aí que ele mandou um tombo de respeito.

Os receios não confirmados de que os furacões iriam destruir as refinarias do Golfo do México por exemplo foi um dos factores que ajudou a baixar o preço enquanto estávamos a ver moçoilas em Bikini (ou moçoilos de tanga, porque sei que pode haver leitoras deste blog ;) ). Os índices de reservas de refinados nos EUA fez também com que baixasse o preço do crude.



Ao mesmo tempo assistiu-se a uma ligeira valorização do dólar face ao Euro.
Mas em vez de olhar para gráficos façamos as contas




No dia 15 de Julho (um dos picos do preço do crude e a data em que os profetas da desgraça falavam e petróleo a 200 dólares antes do fim do ano) o crude chegou aos 147.



15-Jul

Euro 1,5916

Brent 147






Hoje

Dolar 1,4181
-11%
Brent 91,62
-37.6%
Diferença


-26.6%
Gasóleo (Repsol - Julho)
1,393
1,022

Se compararmos com valores de hoje, em que o brent está a 91.62 e o dólar a 1.418, veremos que o dólar valorizou 11% em relação ao Euro mas que o Brent desceu 37.6%. Isto deixa-nos com um diferencial de 26.6% entre a valorização de um e a queda de preço do outro.
Se aplicássemos directo este ganho, teríamos o litro do Gasóleo a 1.022 Euro.

Eu não sei que contas faz a Galp (ou melhor, sei...) mas a verdade é que o regulador que deveria saber COMO É FORMADO o preço dos combustíveis já devia estar em cima do refinador com tudo o que tivesse. E não está.

E porque é que não está? Porque o Estado assim arrecada ISP, e IVA. e a GALP se calhar não se vão esquecer de um membro do governo para o próximo conselho de administração.
Ou mais aterrador ainda (e esta ideia assaltou-me agora mesmo) .... é o Fernando Gomes que faz as contas. E aí, meus amigos, não há salvação

Depois da vergonhosa investigação acerca da cartelização na subida, precisam ainda de mais indícios quando se mantém sintonia na descida? E essa descida está muito longe daquilo que foi a real desvalorização do preço do barril de crude.
Se calhar o melhor é telefonar para a Galp e perguntar se há cartelização outra vez, ou se as margens aumentaram.
Decerto terão uma resposta honesta da parte deles.

Ferreira de Oliveira sustentou que nem sempre a baixa do preço do crude se reflecte integralmente no preço dos combustíveis e que o inverso era igualmente verdadeiro. O líder da Galp adiantou ainda que a apreciação do dólar, contra o euro, estava a limitar, em parte, a descida do preço dos combustíveis vendidos ao público. (jornal Público 17.08.2008)

O que é que se pode chamar à Galp na pessoa do seu presidente? Mentiroso
O que é que se pode chamar à Entidade Reguladora? Incompetente
O que se pode chamar à comunicação social? Marionetas
O que é que se pode chamar ao povo português? Carneiros alienados