O ar está mais puro

Sócrates foi-se. Foi-se no resultado e do partido.

 Fonte: HenrCartoon

O ambiente insalubre que se viveu durante os seus dois "reinados" chegou ao fim. Ele próprio chegou ao fim e isso é fabuloso.

Como já o tinha dito várias vezes, os seus camaradas estavam prontos para lhe preparar o caixão. Mas não foi preciso. O "esforçado" 1º ministro só se dá bem com o poder. A falta dele limita-o.

Este PS que elegeu um líder em apoteose ainda há poucos meses tem agora entre os seus algumas eminências pardas prontas para partilhar os despojos.

Seguro saindo seguramente do elevador do Altis não é nem deixa de ser candidato. Costa nos estúdios assistia com um sorriso algo jocoso à figura que Seguro fazia em directo na televisão.

Mas isso agora pouco importa. Pouco importa que esta corja se degole pelo poder de um partido vazio de ideologia e de honestidade.

Importa mesmo é que não seremos mais governados por um medíocre mentiroso. Não corremos o risco de o ver desbaratar 78 mil milhões em coisa nenhuma, tal como o fez com as centenas de milhões que destruiu em 6 anos.
De todas as satisfações que levo essa é talvez a maior.
Outros, ainda mais expostos à soberba ignorante de muitos socialistas que minam o funcionalismo público neste país, estarão ainda mais contentes do que eu. Graças a deus não sinto muito próximo o fedor dos lambe botas e dos servos do partido Socialista. Mas bem perto de mim há quem o sinta e amanhã para essas pessoas será o principio do fim da depressão em que viveram anos a fio.

Iremos passar um mau bocado e é óbvio que no momento em que estamos esse mérito cabe ao perdedor e ao seu partido cleptómano. Infelizmente as consequências políticas são pouco para o que deveria acontecer a esta gente.
Deveriam sentar-se no banco dos réus, despidos de todas as imunidades e julgados por gestão danosa de um país. Não tenho dúvida que o tráfico de influências e a corrupção estaria no rol de acusações.
Não é possível estafar tanto dinheiro (ainda por cima emprestado) sem ter havido gente a ganhar muitíssimo com isso.
Mas somos um país de brandos costumes. Somos um país de carneiros.

Uma última palavra para os "gabinetes de sondagens". Seria excelente que metessem as vossas metodologias no sitio onde elas merecem estar.
A apresentação de resultados diários deste calibre, mesmo usando o método tracking poll (que segundo os experts atenuam os desvios) mostram à exaustão a forma como as sondagens servem outros propósitos que não o da mera informação do público.

Hoje até já ouvi Ricardo Costa dizer que o argumento do Estado Social usado pelo PS durante a campanha foi um argumento "tolo". Espantoso como durante semanas de campanha nunca disse nada de semelhante, mas se atreve a fazê-lo no dia em que percebe que o longo braço do PS já não chega até ele.
Os meus parabéns pela flexível espinha dorsal.

Amanhã é um novo dia. E um dia bem melhor.