Afinal o governo tem o mesmo tamanho... terá?

Hoje ao saber-se da composição final do governo ouvi logo no radio pela manhã os habituais profetas da desgraça.

"Afinal o que não tem em ministros tem em secretários de Estado"
"no fim fica com a mesma dimensão"
"ter 6 secretários de Estado no Ministério da Economia é um disparate e tornará o ministério ingovernável"

Ou até
Há quem se esforce por elogiar gestos populistas como viajar em classe económica nos voos europeus ou gestos idiotas como chamar o ministro da Economia por Álvaro, mas a verdade é que a formação deste governo começou mal. Cortou-se no número de ministros mas nomearam-se mais dez secretários de Estado donde resulta que não se poupou um tostão, entregaram-se pastas a ministros sem qualificações e nomearam-se secretários de Estado para os ampararem, não se reduziu o número de pastas, antes pelo contrário, foram aumentadas e ao mesmo tempo desqualificadas.
O Jumento

Ok. Vamos assumir que esta gente ou não sabe fazer contas ou tem um problema severo de Alzheimer.
Mas que memória da treta que estes "comentadores" têm.

Fui olhar para a composição do Governo anterior e não é que tinha 37 secretários de Estado?
Mas mais curioso ainda é o facto de só o Ministério da Economia ter 4 secretários de Estado. O que juntando aos 3 daquela senhora sindicalista feia que era a Ministra do Trabalho faz 7. Ou seja um a mais para os pelouros que hoje estão no Ministério da Economia.

Como sempre, a forma como estas coisas são comentadas pressupõe que as pessoas são estúpidas ou até que é difícil obter informação da constituição dos Governos anteriores. Nem uma coisa nem outra.

Ainda estou para ver alguém do meio jornalístico fazer esta simplicíssima comparação em vez de se perder em considerações subjectivas e quiçá mal intencionadas acerca das declarações de PPC ao dizer que ia ter um governo mais pequeno.

Pelos vistos tem a menos vários ministros mas ainda consegue ter menos 4 secretários de Estado. O balanço final é, diria eu, um governo mais pequeno do que o anterior.

Se querem confirmar vejam a constituição do XVIII Governo Constitucional aqui.

Façamos as contas então:
XVIII  Governo - 17 Ministros + 37 Secretários de Estado = 54

Correcção: Falta João Correia, Secretário de estado da Justiça que se demitiu antes do fim do mandato.
XVIII  Governo - 17 Ministros + 38 Secretários de Estado = 55
XIX Governo - 11 Ministros + 33 Secretários de Estado = 44

É da minha vista ou é de facto menor? Sou só eu ou houve de facto uma redução na complexidade das estruturas ministeriais?

A forma que a "oposição" jornalística está a usar para criticar tudo e mais alguma coisa é quase infantil.
À falta de coisas realmente substanciais para criticar criticam aquilo que é muito difícil de criticar.
A não ser que sejam a favor de um governo GRANDE. E a julgar pelas reacções a um governo mais pequeno, parece que é mesmo isso que queriam - um Governo maior.

Não há quem entenda esta gente. São incapazes de dar a mão à palmatória e reconhecer que de facto o governo é mesmo mais pequeno.
Em vez disso entretinha-se hoje de manhã um comentarista a dizer que ter 6 Secretários de Estado no Ministério da Economia ia tornar aquilo impossível de gerir. Estranho.... será que nunca esteve num grupo de trabalho de 6 pessoas? Até parece que isso é algo de raro.

Não posso fazer nada a não ser constatar a incrível estupidez que muito simpatizante dos perdedores demonstra. Claro que se vierem com esse argumento do "afinal é igual" vou ter de lhes esfregar na cara com os números que estão acima. Lá vai ter de ser...