Zap, zzuut, zilch

Abordagem radical.

Muda o governo e limpa-se toda a informação dos PC's dos funcionários que já lá estavam e irão continuar. Corta-se o acesso à Internet, talvez para evitar que saia alguma informação e começa-se de novo.
Como se nada existisse antes.

Foi isto que aconteceu no Ministério da Economia e das Finanças dias antes da tomada de posse do novo Governo.
Uma operação sistemática de limpeza de informação foi ao ponto de eliminar todos os emails profissionais da rede restrita chamada RiNG.

Nas finanças, houve inclusivamente recolha física de equipamentos.

Eu diria que perante uma operação tão sistemática de obliteração de informação, alguém não quer que alguma coisa venha a lume.

Para quem quer assegurar uma continuidade isto é no minímo altamente limitador desse objectivo.

O contraste com o caso recente dos emails de Sara Palin (ex- Governadora do Alasca) são evidentes. Ao abrigo do Freedom of Information Act todos os emails trocados num contexto profissional ou mesmo pessoais que tenham usado os sistemas do Estado são obrigatoriamente preservados e potencialmente revelados.

Aqui a transparência parece ser um conceito verdadeiramente alheio a esta gente. Pode até ser que isso seja a prática corrente dos vários Governos, mas não devia ser.

Seja como for, uma atitude destas não revela nada de bom e pode muito bem ser interpretada como uma forma de apagar o "rasto" de coisas menos recomendáveis.
Se fosse apenas por uma questão de confidencialidade, os funcionários permanentes destes ministérios estão obrigados a respeitá-la. Isto é muito mais do que uma simples rotina.

Saiba mais aqui: Jornal i