Como poupar uns milhões

O Pingo Doce decidiu não aceitar pagamentos com cartão de débito ou crédito abaixo de 20 Euros.

A redução de custos que isto significa para a empresa é da ordem dos 5 milhões por ano. É o que custam as comissões e taxas cobradas só neste movimentos abaixo de 20 Euros.

Já apareceram as carpideiras do costume a dizer que isto vai obrigar as pessoas a andar com dinheiro e isso vai aumentar a sua insegurança. Como se trazer 20 Euros no bolso, coisa mais do que normal, pudesse significar que se fosse assaltado à doida.

O mais ridículo disto é que em 3 Pingo Doce de pequena dimensão já vi caixas Multibanco em 2.

A outra coisa que isto trouxe à tona de água foi um chorrilho de comentários pela Net a realçar o facto de o Pingo Doce não pagar IRC em Portugal por causa de ter passado a sua sede para a Holanda.

Não adianta realmente explicar a esta gente nos meios de comunicação que isso não é verdade. Não adianta explicar-lhes que o que mudou foi a holding da família e que o Pingo Doce continuará, como empresa registada em Portugal, a cumprir as suas obrigações fiscais no país.

O que me aborrece nisto é que se recorra à mentira pura e simples para diabolizar o Pingo Doce pelo papel altamente crítico que o seu presidente teve no fim do reinado Sócrates.

Muito fazem-no por pura ignorância e pela mais básica burrice. Ouviram o sound byte e nunca vão ouvir a explicação e o contraditório. Outros mesmo postos perante a verdade contestam-na como se soubessem do que estão a falar. Outros sabem a verdade e usam a mentira para servir os seus propósitos ideológicos sectários.

O que me espanta, e já nem me espanta assim tanto, é que vivo num país de asnos mentirosos, ignorantes e completamente cegos.

O Pingo Doce é onde faço as compras alimentares. Porque fica perto de casa, porque tem bons preços e porque a qualidade está acima de qualquer suspeita. Se fosse o Continente era a mesma coisa. Não simpatizo especialmente com um ou com outro e estão os dois na mesma situação.
A Sonae mudou a sua sede para a Holanda na altura da OPA sobre a PT. Poupou com isso milhões em imposto de selo. Não vi nenhum destes imbecis mal informados a gritar contra Belmiro.
Ouvi sim gente a comparar esta mudança da holding familiar com aquilo que todas as maiores empresas portuguesas tinham feito com excepção da EDP. Mas devo ter sido dos poucos a ouvir.

Também já ouvi dizer que isto de vender a EDP aos chineses foi péssimo porque agora deixam de pagar impostos em Portugal (??).

Não há forma de educar um povo estúpido, incapaz de pensar, e convencido que a "verdade" que lhe é servida pelos amigos políticos e pelos media é de facto verdade.
Só um povo de idiotas sem pinta podia ter eleito Sócrates duas vezes. Alguns até votaram nele 3 vezes. Um selecto grupo de débeis mentais continua a achar que ele foi o melhor 1º ministro que o país teve.

Mas trazerem agora questões políticas para um gesto de uma empresa que prefere não dar 5 milhões por ano à SIBS é no mínimo uma total imbecilidade.
Se eu fosse empresário e fosse estrangulado com as taxas por utilização do pagamento automático pura e simplesmente acabava com ele.

Talvez agora a SIBS ache que é melhor ganhar 1 milhão do que perder 5 e proponha qualquer coisa ao Pingo Doce. Se não o fizer é a SIBS quem perde. Pode até acontecer que outros sigam as pisadas do Pingo Doce.
Quanto a mim nada muda. Já andava com pelo menos 20 Euros no bolso e isso resolve-me o problema.