O medo de parecer estúpido perdeu-se

Há alguns anos era raro ver alguém falar com toda a "certeza" de assuntos que não dominava. Não acontecia com toda a gente mas havia um certo pudor em expor a burrice.

Hoje com a Internet e com a "despersonalização" das comunicações, assiste-se a um sem fim de disparates escritos com uma "certeza" de fazer chorar as pedras.

Vem isto a propósito da solução que está a ser estudada pela PT com a restauração de instituir um sistema de pagamento usando o telemóvel.

Este processo usa NFC (Near Field Communications) e é algo parecido com o que acontece na Via Verde (RFID) mas com um grau de sofisticação maior.

O princípio é o mesmo. A recepção de um sinal no telemóvel desencadeia uma resposta. Só que neste caso a resposta incluid mais dados do que um mero identificador. Pode incluir valor, ou informação de descontos por exemplo. Pode também requerer a intervenção do utilizador para que seja introduzida uma password a autorizar a transacção.

A comunicação entre receptor e emissor é encriptada e segura.

E é aqui que a falta de conhecimento e a falta de contenção de muitos começa a ser patente.

Ao ler o artigo no Público dei com estes dois comentários

L..., Porto. 22.08.2012 13:32
Roubo de TelemóveisOra ai está uma excelente noticia para os larápios...Os telemóveis são dos artigos mais roubados e que originam grande parte dos chamados pequenos crimes.... Assim depois dum assalto bem sucedido é hora de ir almoçar..

R... F... . 22.08.2012 12:25
Via Facebook
ideia para aumentar os roubos dos telemoveis!!brilhante, se antes era preciso introduzir o pin para fazer a compra, agora uma pessoa eh roubada, e nem sequer pode telefonar de emergencia para cancelar a "wallet" que esta programada no telefone que foi roubado!, Ideia Brihante. Acho que a nova profissao em Portugal sera, Ladrao de Telemoveis!
 Bastava a estas almas procurar no Google informação sobre isto. Mesmo não sabendo como procurar bastava pensar 5 minutos nos seguintes termos.
1. Este sistema foi desenvolvido por gente que sabe o que faz
2. Eu não sei como funciona

Logo eles devem ser mais conhecedores e inteligentes do que eu, e devem ter pensado em coisas que não me passam pela cabeça. Manda a sensatez que devo ficar "calado".

Mas não. Infelizmente não. Um deles até nos faz o favor de por o link para o facebook para vermos o perfil, completamente público, do imbecil que escreveu o comentário. Onde, espantem-se, diz que é um Software Engineer!!!

A burrice encontra-se onde menos se espera. Deve ser da geração "mais qualificada" de sempre....