Pânico?

Divulgação de 1.500 maçons na internet lança pânico

Porque é que a divulgação de 1500 membros de uma organização tão empenhada no "bem comum" poderá lançar o pânico?

Não percebo. Se eu fosse membro da AMI, por exemplo, não ficaria nada preocupado que o meu nome se soubesse. Como a AMI há dezenas de organizações por esse país fora que são de reconhecido mérito e que prestam um serviço à sociedade que só enobrece os seus membros.

Com a Maçonaria o resultado parece ser o inverso. Os seus membros entram em pânico quando se sabe que lhe pertencem. Porque será?

Eu tenho uma teoria acerca disto...

Talvez seja porque a Maçonaria que diz defender princípios de elevado valor moral e ético se tornou numa rede escondida de tráfico de influências.

Chegando alguns dos seus membros ao poder, passam a escolher para esse mesmo poder os membros da causa que são seus "conhecidos". A desculpa é que sabem que, à sua semelhança, são pessoas íntegras e guiadas pelos mais elevados valores. Assim, a possibilidade de se dar ou sugerir para o lugar a mais um membro da "causa" é muito maior do que se o candidato não for maçon.

A Maçonaria perpetua-se no poder. E como toda a organização que tem acesso aos mais altos cargos, passa a ter entre os seus aqueles que anseiam por esses cargos.

Não me venham dizer que a Maçonaria é muito exigente quanto à "qualidade" dos seus membros. Zorrinho e Almeida Santos constam da lista publicada. Qualidade? Altos valores morais? Em qual dos dois, podem dizer-me?
Zorrinho não passa dum lambe botas de quem está a mandar. Seja Sócrates seja Seguro. Será também com Costa.
De Almeida Santos estamos conversados.

Não me espanta que o pânico grasse na Maçonaria. Ninguém no seu perfeito juízo acredita que a Maçonaria é mais do que um grupo de tontos de avental que se juntam para discutir quem é que vai para secretário de estado, ministro ou administrador de uma empresa pública.

A Maçonaria é a versão multipartidária do lixo que existe nos partidos. Não admira mesmo nada que o regime se perpetue, sujo e corrupto, quando os seus ocupantes pertencem a uma organização cujo único objectivo é o poder. Muito éticos e moralmente superiores estão envolvidos em casos de falta de ética e favorecimento muitas e muitas vezes.
Acham que é por acaso que a ideia que os não maçons têm da Maçonaria é que eles são um grupo que parte e reparte a melhor parte entre si? De onde veio essa ideia? Inveja? Acredito que sim por parte de alguns, mas na maior parte é apenas uma constatação da realidade. A proporção de maçons em lugares de poder é completamente desviada daquilo que seria estatisticamente normal.

Conheço um caso bem concreto de alguém que foi aconselhado a pertencer se quisesse ser "alguém na vida". A minha surpresa foi que o indivíduo em causa não aceitou. Ele queria ser mesmo alguém na vida. O outro que fez a sugestão não me surpreendeu. Era claramente um imbecil, espertalhoco e manifestamente incompetente para o cargo que desempenhava. Lá se percebeu como lá tinha chegado.

Esta é a minha teoria. Esta sociedade secreta tornou-se um pouco menos secreta com a publicação da lista de nomes. Os "irmãos" andam borrados de medo. Após a tentativa de desacreditar a lista com comentários patéticos chegou-se á conclusão que a lista é bem real. Os que não são maçons e constam da lista são os que já morreram. Outros mudaram de "loja".

Zorrinho tinha que juntar à sua idiotice e sabujice mais uma qualidade.
Já calculava que ele nunca chegaria onde chegou se fosse apenas por mérito.
Desculpem lá o mau jeito mas o homem parece ser deficiente mental.