O mentiroso

É fascinante a duplicidade dos portugueses no que diz respeito a questões de justiça.

Já o líder da Legio V Alaudae dizia que os Lusitanos nem se governam nem se deixam governar. Após 20 e qualquer coisa séculos continuamos na mesma.

É que não há forma de agradar a esta gente. Somos um país de péssimos perdedores. Portugal é o país onde o fair play morreu a todos os níveis. No desporto, na política nas relações pessoais. Somos um povinho sem elegância nenhuma quando perde. Pior só a Albânia, caramba.

Silvino veio dizer na Focus que se fartou de mentir. Que o fez porque teve "pena dos rapazes" e que os condenados estão todos inocentes.

Que dilema.... Então mentiu antes e agora disse a verdade? Isto obviamente dum pedófilo confesso que não hesitou em violar os rapazes de quem agora tem pena. Interessante. Quando eram indefesos ele não tinha pena nenhuma. Agora que são adultos e lhe podiam pregar uns murros no focinho tem pena deles.

Duma assentada acusa a PJ de forjar tudo e mais alguma coisa. De forçar reconhecimentos e depoimentos. Nunca viu nenhum dos condenados e afinal é tudo uma cabala.

O estranho é que Jorge Ritto era bem conhecido por episódios destes dentro e fora de Portugal. No corpo diplomático o nome de Jorge Ritto estava sempre associado a "coisinhas" destas. Causou alguns embaraços ao Min dos Negócios Estrangeiros ao longo da sua vida de diplomata.

Mas, claro, neste caso é "inocente". Um Santo...
Dos outros não faço qualquer avaliação, mas acho estranho que perante tanta prova testemunhal e não só, eles tenham sido vitimas das circunstâncias.

Perante esta entrevista há já uma série de chicos espertos a pretender que Silvino seja ouvido na Relação, apesar da Relação se debruçar apenas sobre a matéria de direito e não de facto.

Aparece agora no Público uma notícia que refere que em caso de confirmação das sentenças, nenhum dos condenados, à excepção de Silvino, poderá recorrer para o supremo, uma vez que as penas são inferiores a 8 anos.
Aparecem comentários como estes no Público On Line:

A justiça é uma palhaçada...Se não podem recorrer para o supremo, então para onde? Recorrem para o Tribunal Europeu dos Direitos do Humanos? A justiça é uma palhaçada. Se mentiu deveria ser punido. Se agora falou verdade houveram condenações injustas. Então que justiça temos?

Mais um exemplo da injustica.Eu nao digo isto em defesa destes condenados. Mas que justica e essa? Digamos que um cidadao inocente recebe uma pena de dois anos, por um crime que nao cometeu. Quer essa justica injusta, dizer que ele nao pode recorrer ao supremo? Ai meu Deus! Tanto que o povo portugues tem que aprender, o que e verdadeira democracia.

Se há um par de meses atrás se defendia a castração com uma faca ferrugenta destes condenados, agora brada-se porque apesar de todos os recursos que fizeram de todos os despachos e mais um, de levantarem incidentes de recusa de juíz, de terem evitado depoimentos para memória futura etc etc, em suma, terem ajudado o processo a demorar o tempo que demorou e recorrerem para a relação depois da condenação, ainda há alminhas que ficam chocadas por eles não poderem recorrer ao Supremo!!!

Se calhar os mesmos que bradam pelo excesso de garantias dos arguidos bradam agora por esta falta de direito à defesa!!
Não chega já? Quem é que tem a capacidade económica para sustentar o chorrilho de recursos que estes arguidos fizeram ao longo do processo? Quantas pessoas têm condições para recorrer sequer à Relação?

Então depois disto tudo ainda se brada por falta de garantias de defesa? Oh meus amigos, vão para o raio que os parta.
Depois de tudo o que se passou, basta um pedófilo confesso, (sem tirar nem por, um ser desprezível) vir fazer umas declarações dizendo que mentiu em tribunal para que todos embarquem na conversa?
É como se o Sócrates aparecesse amanhã na televisão a prometer que ia criar 250.000 empregos.

E para aqueles que confundem democracia com a aplicação da justiça: São duas coisas distintas. Não se condenam ou absolvem pessoas por voto popular, ao contrário do que parecem pensar os políticos corruptos deste país. A Justiça tem regras, estabelece garantias, o Estado até paga as defesas oficiosas a quem não pode pagar (de má qualidade é certo, mas paga), e não pode ser transformada num plebiscito entre os que não percebem um co**** de direito e da lei em geral. Não pode ser o domínio daqueles que a única coisa que sabem fazer em relação à lei é desrespeitá-la sempre que podem.

Tenham ao menos consciência da incapacidade que a maior parte dos cidadãos tem para comentar questões de justiça e de leis.
Controlem-se. Este ruído de fundo de cada vez que há questões relacionadas com a justiça é profundamente irritante e só põe a descoberto o ignorantes que são a maior parte dos comentadores nos jornais on line.