Owned

Ontem logo a seguir ao debate fiquei com a impressão que as coisas tinham corrido muito mal a Sócrates. Não é tanto o que disse ou o que não disse. Foi o que deixou passar de inquietação e até de alguma surpresa.

Para quem sabe ler sinais corporais e faciais, e isso todos sabemos, Sócrates esteve desconfortável de cada vez que Passos pegava na sua argumentação e a destruía ou levava o debate para aquilo que é realmente o sentimento do país - Sócrates foi incompetente, mentiroso e muitas vezes profundamente mal intencionado ao longo destes 6 anos.

Não é coisa que se consiga varrer para debaixo do tapete com muita facilidade e PPC trouxe isso à superfície várias vezes.

Mas hoje fui tomar o pequeno almoço a um café aqui perto.
Logo que pedi o café, o empregado olhou para mim, sabendo qual a minha opinião acerca do assunto, piscou o olho e disse - owned!!

Há ali seguramente um gamer noctívago.

Mesmo assim fiquei surpreendido. Havia alguma satisfação em algumas caras. Como se de repente suspirassem de alívio por ver PPC estar à altura das circunstâncias.

E vi também alguns que ouço de vez em quando dizer mal de PPC sem nunca falarem a favor de Sócrates abertamente. Ficam-se pelo "são todos iguais" ou pelo "é tudo farinha do mesmo saco".
Mas essas mesmas pessoas comentavam hoje que Sócrates levou um banho!!
Enquanto bebia a minha bica não pude deixar de apurar o ouvido para as conversas laterais.

É espantoso como 1 hora de conversa em televisão pode mudar as cabeças. Hoje já se lembravam das manigâncias de Sócrates. Hoje PPC já não era um menino. Hoje já não era "igual ao outro".
É um homem de 46 anos, experiente, ponderado e provavelmente um muito melhor primeiro ministro do que Sócrates alguma vez foi.

Confesso que ainda perdi algum tempo a folhear o jornal que estava por ali só para poder ouvir mais.

E o que ouvi espantou-me. Duplamente. Porque não pensei que o resultado do debate fosse tão evidente para outros mas porque dava de barato poder de uma hora de televisão.

Enganei-me. E ainda bem que assim foi.
Comigo parecem estar milhões de portugueses determinados a não deixar passar em claro o que foi a maior desgraça governativa que se abateu sobre este país.

Em caso de derrota, Sócrates demitir-se-à ou o partido corre com ele. Passará de bestial a besta num abrir  e fechar de olhos.
Irão reunir-se conselhos de crise lá para as bandas do Rato e a travessia do deserto vai começar.

A corja súcia, habituada ao quero, posso e mando terá de baixar as orelhas e conviver com aquilo que é a alternância democrática. Vai ficar ao lado do BE e do PCP no anti bloco. Mas ao menos aí não causam estragos.