Diálogos

- Oh Pedro Nuno, ainda bem que o encontro. O que raio foi aquela preleção em Viana?

- Bem sr. Secretário Geral, sabe, o ambiente, as pessoas. As coisas acontecem...

- Pois, mas não num assunto delicado como este. Ainda para mais acabaram de me dizer que você é um dos nossos especialistas em Economia.

- E sou. Sou eu o o João. Somos do melhor que o partido tem.

- Pedro, Pedro... Eu sei que você é do melhor que temos. Infelizmente o Teixeira já não nos liga e o Vitor foi-se embora. Mas acha mesmo que a solução para os nossos problemas de dívida é não pagar?

- Sr. Secretário Geral desculpe-me. Mas o nosso Secretário Geral anterior sempre me disse que isto é como numa empresa só que em grande escala.

- Como numa empresa? Como assim?

- A ideia é em 1º lugar arranjar custos. Para abater no IRC. Depois investir o capital dos outros. E finalmente gerir as coisas quando nos pedem o dinheiro de volta

- Gerir como?

- Dizendo que estamos em reunião ou que fomos para fora em trabalho.

- Oh Santa Maria. Mas você não sabe que não pagamos IRC? Até eu aprendi isso quando estudei economia. E eu que sou licenciado em Ciência Política

- Oh sr. Secretário Geral. Eu não disse aquilo sem ter a certeza do que estava a dizer. Eu sei que estava bêbado e nessas alturas dá-me para ser sincero. Mas eu já vi estudos que demonstram que se dissermos aquilo há logo pernas tremer!!!

- Porra. De quem eram esses estudos?

- Do João.

- Caramba, mas quem é o João?

- O Galamba. Esse é economista como eu. E dos bons. Deu um baile ao Governador do Banco de Portugal um dia destes.

- O Galamba é dos nossos? E é economista também? Eu conhecia-o por ter chamado filho da puta a um tipo do PSD num blogue. E já que falamos sobre isso, o que é um blogue?

- sr. Secretário Geral. Um blogue é um site na Internet onde as pessoas escrevem coisas. É quase como um jornal mas muito mais imediato e sem se pensar muito.

- Ah. Ok. Talvez devêssemos ter um.

- Ah Ah. E temos. Temos montes deles. Há imensa gente nossa que escreve a defender-nos mesmo em casos como este. E se não conseguem defender atacam. É simples...

- Bem, o que eu lhe queria dizer é que não volte a fazer aquele tipo de de discurso. Não podemos revelar a nossa estratégia assim com rádios a gravar. Se isto vai por esse caminho quando chegar ao Congresso não tenho nada de novo na Moção de Estratégia!!

- Não se preocupe sr. Secretário Geral. De mim não se vai saber nada. E vou dizer ao João que não se ponha a revelar nenhum detalhe. Mais vale que fiquem a pensar que somos ignorantes ou que não fazemos ideia do que andamos a dizer.

- Ou as duas coisas. Ah Ah Ah. Sabe Pedro, nestas coisas não se pode dizer a verdade. As pessoas simples assustam-se. É preciso ser optimista. Veja lá se o comandante to Titanic apesar de tudo não salvou a situação por ter pensamento positivo

- Errr. sr. Secretário Geral. O Titanic acabou por ir ao fundo

- Eu sei. Mas o comandante foi sempre optimista. E seja como for é preciso parecer!!! Parecer!!!. Não se pode dar a ideia que somos uma corja de tolos sem nenhuma noção da realidade. É preciso continuar a dizer que sabemos para onde vamos.
E diga lá ao João, quando o vir, que eu preciso de falar com ele acerca desses blogues ou lá o que é isso. Isso é muito importante. Pode ser uma forma de ganharmos a simpatia das massas


- sr. Secretário Geral. Nós não dizemos massas. Isso é o Jerónimo e o outro senhor que é economista.

- O João?

- Não caramba! O Louçã.

- Bolas. Não me digas que esse também é economista! Mas será que no PS eu sou o único cientista político?

- sr. Secretário Geral... o Louçã é do Bloco. E temos o Adão que é cientista político mas esse gosta de fingir que é independente. Faz de conta que nem sabemos quem é.

- Do Bloco? Mas o Bloco caiu há anos. Já nem há muro em Berlim!!! Caramba, devem pensar que eu sou parvo.

- sr. Secretário Geral, o Bloco de Esquerda.

- Ora essa!! A Esquerda somos nós. Bem, já lhe disse o que eu tinha a dizer. Agora vou falar de emprego. Como criar emprego e como tirar o país de onde está. E isso eu sei. E sei porque sei como o pusemos onde está. Nós criamos 420.000 empregos em 6 anos. Se criarmos agora só metade disso ficamos com pleno emprego!!

- Certo. Mas eu já disse como se tira. E o anterior secretário Geral também. Não se ponha com novidades. A gente não paga e pronto. Começamos de novo. E o João é da minha opinião. E de economia sabemos nós. A gente diz que a culpa é da crise, que não pagamos aos gananciosos que nos enganaram e temos o povo todo a concordar connosco.

- Certo. Mas eu sou secretário geral e se alguém tem de revelar a estratégia sou eu. Vocês aconselham-me. Num partido sério é assim. Os especialistas aconselham o líder porque ele não pode saber tudo. Depois eu logo vos recompenso. Mas até lá... discrição