Somos todos amigos.... ou quase

O debate entre António José Seguro e Francisco Assis foi soporífero.

Com a excepção de um ou dois apontamentos mais interessantes aos quais não resisti sem esboçar um sorriso.

O primeiro foi a "vitória" de António José Seguro como cabeça de lista por Braga. Uma proeza inédita com 32.85% dos votos. Ao contrário da derrota estrondosa de Assis no Porto por 35.03%.

Só isto foi motivo para uma "contida" explosão de Assis seguida da típica reacção dos vermes incendiários "temos de manter o nível etc etc". Estilo Caius Detritus na Zaragata de Asterix.

Atira-se com uma insinuação para a mesa e depois pede-se elevação à outra parte.
Assis cai nestas armadilhas com uma facilidade estonteante. Tenta controlar o discurso de réplica mas nota-se que está verdadeiramente furioso. Aperta os lábios, muda a configuração dos sobrolhos e começa "finamente" a contra atacar.

A segunda foi a do "laboratório" de ideias. De facto parece-me que se o PS não produzir as suas ideias em "laboratório" elas não vão surgir de outra maneira. Seguro é mais um produto desta era moderna da reunitocracia. O Homem adora reuniões e está pronto a andar de avião para trás e para a frente para se reunir com quem quer que seja.

Assis está numa de "combate". Seria certamente rejeitado para cumprir o serviço militar mas ainda tem algumas reminiscências do discurso pós 25 de Abril acerca do "combate".

Deve ser um combate parecido com o do PCP. Que, como sabemos, tem produzido resultados fascinantes. Combatem tudo sem nunca baixar a guarda. Assis também tem um combate.
Acho estranho é que quando estava em posição de combater o nepotismo e o seguidismo a um líder, não combateu coisa nenhuma.
Deixou-se estar, confortável, como líder parlamentar amplificando todas as ideias e chavões que saiam da "oficina" de ideias de Sócrates.

São estes dois que se vão abocanhar por um partido em frangalhos. Com Costa a assistir do balcão e a preparar-se para ficar com os despojos dentro de um par de anos. Até ao primeiro embate eleitoral.

Suponho que ganhe Seguro. Não é de agora. Já o tinha dito num outro post em 7 de Junho. Ganha por ser o mais bonitinho e porque os militantes gostam de alguém mais bonitinho e com uma conversinha redonda e pseudo inteligente.

Assis é mais bronco, com pior aparência e demasiado peculiar para agradar a todos.