A informação que temos

O Público coloca em destaque o seguinte título

IRS pago pelos portugueses vai subir cerca de 30% em 2013

Não é a primeira vez que se assiste a títulos deliberadamente enganosos na imprensa. Mas o Público é daqueles jornais que parece ter adoptado as más práticas como seu MO.

As contas são simples para o Público. A taxa efectiva de IRS paga pelos portugueses é de 9.8%.
O que o governo vai conseguir com estas mexidas é uma taxa efectiva de 13.2%. isto nas contas simplórias do Público é 30% de aumento.

Isto significa que o esforço dos que estão em escalões mais altos já é absolutamente brutal. Aqueles que estão nos escalões acima de 30% estão a pagar mais de 3 vezes aquilo que é a taxa média. Chama-se a isto solidariedade fiscal.


Mas o título da notícia é enganador e muito pouco factual. Nem sequer se podem fazer as contas assim, mas tudo se torce a contorce para conseguir "a caixa" jornalística da semana.

A redução de escalões de IRS de 8 para 5 quer dizer que há gente que passará para um escalão mais alto. Num país em que uma percentagem pequena está a ser taxado perto do escalão máximo não é de esperar que a receita possa aumentar muito sobrecarregando essa pequena fatia.
A solução é começar a apanhar aqueles que estão em escalões mais baixos. E isso é a maioria dos contribuintes.

Mais adiante na notícia o Público refere que 2% do agravamento tem a ver com o refazer dos escalões (como se esperava) e que o resto será uma sobretaxa de IRS. Provavelmente semelhante ao que tivémos com o subsidio de Natal de 2011.

Os títulos de vários jornais são bastante diferentes do Público e 3 deles realçam a sobretaxa.

TSF : Gaspar: taxa média de IRS passa de 9,8% para 11,8% ( os números nem batem certo com o Publico)
DN : Sobretaxa de IRS de 4% em 2013
SOL: Governo aumenta IRS com sobretaxa de 4% e reduz escalões
i: Gaspar reconhece enorme aumento de impostos
Diário Económico: Vítor Gaspar anuncia sobretaxa de IRS de 4%

Mas além do Público ainda não encontrei nenhum jornal que escreva no título tamanho disparate.
Isto é um exemplo de mau jornalismo. Pretende criar alarme invocando um número que é verdadeiro mas que não se refere ao caso de cada um dos leitores. Escrito desta forma poderia levar uma pessoa que está num escalão de 30% que passaria para 40% (+ 30%).

E isso é falso e enganador. E é deliberado. E serve perfeitamente os propósitos de uma certa esquerda que passou a ter mais um jornal que pouco liga ao rigor, que parece publicar notícias escritas por estagiários e que passou de ser um jornal de referência a ser uma palhaçada sem nome.