Publicitários de génio
Comecemos pelo primeiro... o anúncio do Eixo do Mal, programa na SIC Notícias destinado a uma audiência de 5 pessoas: Os próprios intervenientes.
Em vez do tema Western, inspirado certamente nas declarações de Bush acerca do eixo do mal do "Wanted dead or alive", somos presenteados com um clip a "puxar" para a cena de acção. Explosões (bem anémicas por acaso), Gente armada e apetrechada de equipamentos de combate.
E por trás... os nossos briosos comentadores. Se a memória não me falha lá estava Clara Ferreira Alves com um lencinho palestiniano. O tipo careaca de barbinha de 7 dias, o tipo que sorri ao contrário. Não me lembro do Sr. do Bloco.
Mas todos eles em poses solenes, corajosas e cheias de carisma. Exactamente o contrário daquilo que são realmente.
Só encontrei um erro clamoroso no anúncio. Eles estavam atrás das armas. Imperdoável.
O outro anúncio é o da Optimus.
Não consigo perceber como é que se podem conjugar os factores necessários para vermos tamanha idiotice sob a forma de publicidade.
É preciso um publicitário com uma ideia de trampa. Verdadeiramente de trampa. Depois é preciso que o responsável pela conta tenha a coragem de propor essa trampa ao cliente. E finalmente é preciso haver alguém no cliente que a aceite e diga "Excepcional!!!". Finalmente nós vemos o anúncio.
E percebe-se que aquilo custou uma quantia razoável. Figurantes, cenário, grandes meios. Para sair... trampa.
É notável como a Optimus não consegue ter um único anúncio que preste ao longo da sua vida como empresa. É quase digna de pena.
Mas o que eu começava por fazer era mudar de empresa de publicidade e livrar-me dos tipos que aprovam a publicidade na empresa. O mal tem de estar nos dois sítios. Tem de estar.