Tendências Primavera-Verão 2013

Tó Zero Seguro vai-se estrear como bombo da festa.

A coisa começou timidamente. Alguns blogs, entre os quais este, apontaram bastas vezes a infantilidade e inconsequência do discurso de Tó Zero. Mas parecia que a tendência se ia ficar apenas pele blogosfera.

Eis senão quando os "bonecos" da SIC Notícias começaram a desancar Tó Zero da mesma maneira que desancam Jorge Jasus.

E eu comecei a achar que afinal não eram só os bloggers que viam um vácuo imenso em Tó Zero.

A cereja em cima do bolo foi mesmo quando ele disse "esse é um problema do Goverbo e que o resolvam eles".

Hoje numa entrevista num programa na SIC Notícias à hora de almoço ele foi confrontado com esta afirmação. E como se esperava, em vez de uma resposta pronta e directa, Tó Zero começou a frase por "temos de entender essa afirmação no contexto..." que é mais ou menos o prelúdio para "vou dizer o contrário do que disse no outro dia".

A explicação não convenceu ninguém, Nem o entrevistador, admirador confesso de Mário Soares e todas as coisas Soares e PS.

À noite, na RTP, 3 jornalistas davam "notas" a Passos, Seguro e Cavaco. E a desanda que Seguro levou foi verdadeiramente épica. Tirando esta mania de qualquer parvo dar notas à maneira do presunçoso Marcelo que se acha no direito de avaliar toda a gente de 0 a 20, o que Seguro levou de todos foi uma redonda negativa.

Ainda que os motivos pelos quais levou andarem mais pela percepção do que pela substância. A sra. joanalista presente até deu importância ao facto "relevante" e ele ter dito que tinha escrito uma carta à Troyka que afinas só foi escrita 15 dias depois. Estranhamente não realçou a incoerência entre as duas mensagens (desacordo com a política do governo e acordo com a política da Troyka) e realçou sim a única coisa perfeitamente lateral e irrelevante de todo o episódio.

A verdade é que Tó Zero começou a apanhar. E muito à maneira Nacional, quando o homem começar a vergar os joelhos vão-se juntar mais uns quantos para a matança.

De repente todos vão ver que as boçalidades de Seguro são afinal mais que muitas. Desde Hollande como salvação, até ao emprego e crescimento por artes mágicas passando pelo IVA dos restaurantes, repararão que o que Tó Zero tem dito não é mais do que qualquer parvito diria. E perceberão também que mais vale um "parvo" no Governo do que um mega parvo que quer ir para lá mas se calhar não consegue.

Pena é que tenham andado a navegar no discurso de Tó Zero enquanto ele serviu para por Passos em cheque. Como afinal Tó Zero não consegue sair deste registo básico e pouco credível irão começar a fazer campanha por um António Costa. Sim, porque poucos poderão chegar à pouca vergonha de fazer campanha por Sócrates que tem audiências que são 1/4 das de Marcelo.

Não auguro nada de bom para Tó Zero. Como dizia num outro post, pode ser sério mas isso não é condição necessária e suficiente para ser chefe de um Governo num país na nossa situação. É condição necessária mas não chega.

E a bem dizer, um tipo sério não se presta ao papel mais que ingrato de branquear o passado recente do partido mais cleptómano da história política portuguesa. Uma pessoa séria não pode fazer isso e pensar que sai do outro lado com a sua seriedade intocada.

Tó Zero não tem mesmo qualquer hipótese de sair airosamente deste dilema. Para defender o PS diz generalidades e tenta fazer-nos acreditar que o PS pode tomar as rédeas do país e resolver isto. POr outro acha que tem a estaleca para ser chefe de Governo.

Há qualquer coisa nisto que não bate certo. E os media já começaram a perder a vergonha de o dizer.