7 ou 17 magníficos

Já em situações anteriores se tinha assistido aquilo que hoje se assistiu. Por duas vezes.

Começou a tornar-se moda boicotar membros do Governo em qualquer situação em que tentem falar.
É uma forma de protesto e um direito de todos, mas os direitos têm de ser exercidos de tal forma que não ponham em causa o direito dos outros.

E esta mania de protestar em eventos como hoje aconteceu, espezinha por completo o  direito dos outros.
Começamos a assistir a algo que não deixa de ser extraordinário. Meia dúzia de gatos pingados, com mito pouca representatividade social, não deixam que o Governo ou ou seus membros falem publicamente qualquer que seja a circunstância.

E não é apenas interromper o discurso. O insulto está presente nestes casos. A atitude caceteira, desrespeitadora está sempre presente e bem ensaiada.

À falta de resultados práticos duma luta sem fim e cada vez menos mobilizadora a esquerda nas suas 140 incarnações  usa agora a estratégia da redução ao silêncio.

E os visados não sabem o que fazer perante uma situação assim. Vimos isso com Gaspar, e agora com o secretário de Estado dos transportes. Ora são gentes do movimento que se lixe a troyka ora são sindicalistas vermelhuscos. O resultado e os métodos são sempre os mesmos e bem ensaiados. E sabe-se obviamente qual é a mão que está por detrás de todas estas manifestações.

E assim basta um punhado de indivíduos à caça de todo e qualquer evento na agenda dos membros do Governo, para que seja completamente impossível qualquer um deles falar.
Como dizia um conhecido meu, israelita, bastavam 365 bombistas suicidas num ano para tornar a vida impossível a toda a gente em Tel Aviv. A escala do efeito é multiplicada pelo efeito mediático e psicológico nas pessoas.

Aqui o princípio é o mesmo. Bastam os mesmos 10 ou 15 tipos a fazer a ronda das palestras e congressos para que consigam bloquear completamente a comunicação do Governo.

Mas esse efeito não decorre duma enorme falta de tolerância e de sentido democrático destas pessoas? Sim. Como é que se pode construir alguma coisa com gente que tem por principal meio de acção silenciar os outros?