Quando a desfaçatez se transforma em desonestidade

Há pouco na SIC notícias assisti ao frente a frente com um tipo anafado do PS e um outro do CDS. Desculpem-me a omissão dos nomes mas é coisa que tenho alguma dificuldade em fixar.

Este anafado é aquilo a que se pode chamar um "mete nojo". O PS está cheio deles mas há alguns que brilham a grande altura. E este é um desses casos.

No meio da discussão acerca da greve dos professores dizia a criatura que se o PS fosse Governo as coisas nunca teriam chegado à greve.
Estou certo que esta criatura não nasceu ontem, mas a tentativa de fazer esquecer a contestação dos professores às medidas de Sócrates é no mínimo brincar com a inteligência das pessoas.
É certo que a questão era outra -  as avaliações. Mas o resultado pretendido era poupar em custos através duma avaliação complexa desenhada apenas a evitar a progressão na carreira docente.
Claro está, os professores fugiam disso como o diabo da cruz e saíram à rua para o dizer alto e bom som.
O facto é que a contestação foi enorme. Hoje o PS arroga-se de defensor de toda esta gente e "está com eles" na sua luta. Extraordinário.

Mas a coisa mais espantosa que esta alimária disse foi quando se virou para o deputado do CDS e exclamou: "Vocês são responsáveis pela vinda do FMI para Portugal".

A princípio pensei que tinha ouvido mal. E ao olhar para a cara do deputado do CDS percebi que não. O tipo tinha mesmo dito aquilo.
E continuou... "Porque foram vocês que chumbaram o PEC IV..."

Desde que o chulo de Paris apareceu na TV que esta passou a ser a "narrativa" do PS. O que mostra bem até que ponto Seguro é apenas um líder de corpo presente. Durante meses andou a tentar afastar de si e do PS a responsabilidade do descalabro, mas tinha de ser o vigarista a regressar e atirar esta versão para o ar.
E desde esse dia todos estes acéfalos repetem este chavão para passar a culpa do FMI para cima da oposição.

O problema do PEC está no número: 4. O que significa que em 3 tentativas o país estava cada vez mais afundado. Sabemos agora que nem com PEC 4 nem com PEC 5 a desgraça tinha hipótese de se travar. Aliás, o FMI emprestou-nos dinheiro a semanas de haver ruptura no pagamento de salários. Gostaria de saber como é que o PEC IV resolvia esse problema com um juro de dívida soberana a escalar até ao céu.
Ou como é que um dos objectivos do dito PEC poderia ser cumprido: 2% de deficit no final do ano!!!

O PEC 4 era apenas mais uma tentativa de Sócrates de "dar a volta" à Europa. Para tentar evitar o descalabro final que se via na Grécia. Se as coisas tivessem ido por essa via iríamos hoje no PEC 25 provavelmente.

Se o país precisou de 78 mil milhões meses depois, como é que nos querem fazer acreditar que com mexidas no IVA e com retoques cosméticos se conseguiria inverter o rumo? Como é que um PEC poderia fazer inverter a dívida crescente de forma exponencial? Não o podia fazer nunca. E tanto é assim que a tendência só poderá ser invertida 3 ou 4 anos depois. No fim de toda a redução de despesa que já foi conseguida até agora.

O PS tornou-se um partido profundamente desonesto.
Sempre o foi nos actos e agora passou ao discurso completamente manipulador e totalmente falso.
Sempre contaram com a memória curta, de Soares a Sócrates, mas atingiram agora um novo patamar. É quase impossível ser tão falso no discurso como aquilo a que assistimos destes personagens. Para o fazer esta gente tem de estar completamente despojada de barreiras morais.
Esta gente é amoral. Completamente amoral.