Mentes livres

Gosto de gente assim. Gente que não se deixa limitar pela sua pertença a um partido, uma corrente de pensamento ou um grupo para apontar o que de mal os seus correligionários fazem.

O problema é que quando se é demasiado militante nessa tentativa de "isenção" cai-se no extremo oposto. E quando ainda por cima se percebe que as análises ou os comentários são motivados por antipatias pessoais, a coisa passa completamente para o outro lado.

Ouvi hoje Pacheco Pereira defender uma tese deveras notável a propósito do incidente no ISCSP entre um aluno da instituição e um membro da segurança de Passos Coelho.

O rapaz, com o atrevimento e a falta de sensatez que só a idade acaba por mitigar (a alguns) decidiu insultar o Primeiro Ministro sabe-se lá por que razão. Talvez porque esteja na moda, talvez porque no seu "trabalho" sinta a carga fiscal apertadíssima ou simplesmente porque como tantos outros faz porque vê fazer.

O facto é que existe um corpo de segurança pessoal do 1º ministro e de outras personalidades que entre outras coisas tem o dever de velar pela segurança dos mesmos. Evitar algum contacto que possa escalar para qualquer coisa mais desagradável, manter um perímetro de segurança etc etc.

Acontece que este rapaz foi interpelado por um dos seguranças de Passos Coelho que lhe pediu a identificação. É algo que qualquer membro de qualquer força de segurança pode fazer sempre que o entenda, quer estejamos a fazer qualquer coisa de claramente errado ou não. Se assim não fosse não havia operações stop. A polícia só poderia parar alguém que estivesse flagrantemente a transgredir a lei.
Os jornalistas logo se aproximaram e começaram a filmar, ao que o agente respondeu dizendo para não lhe filmarem a cara.
Até se percebe. Se toda a gente souber quem são os agentes à paisana de um grupo de segurança, é quase como se metade do seu papel fosse atirado à rua. Não é por acaso que em operações especiais os agentes andam sempre de cara coberta com um passa montanha.
Até aqui tudo parece normal. Não fosse a aspereza com que o agente tratou os susceptíveis jornalistas isto nem tinha dado um caso.

Mas a análise de Pacheco Pereira cai num ridículo absoluto. Ele diz que é ilegal um agente proceder assim dentro das instalações da Universidade porque ele é um organismo com autonomia (!!!)

Ou seja, segundo PP é uma espécie de território sagrado onde um polícia assistindo a um qualquer ilícito tem de pedir primeiro autorização aos dirigentes da Universidade para fazer o que quer que seja.
Mais, diz não compreender que as televisões  tenham ofuscado a cara do agente. Como se a manifestação de qualquer pessoa de que não quer que o filmem não fosse razão bastante para isso.
Segundo PP o facto de ser um acto público num espaço público não permite ao agente proteger a sua imagem.
O seu ódio pessoal por Passos Coelho leva-o a fazer uma flagrante figura de urso e a ser verdadeiramente rasteiro. Pacheco sabe que o que diz é um disparate (espero eu) e sabe que amanhã vai haver uns quantos a juntar ao argumentário anti passista mais este da violação do espaço sagrado da Universidade pelos seus seguranças.

É curioso que o que tenha resultado disto foi um processo de inquérito ao agente e uma reprimenda da Universidade ao rapaz, que como todos, se mostrou arrependido e se safou só com uma admoestação.

Pacheco parece nada saber de leis. E como não sabe inventa. Do alto do seu grande intelecto inventa à medida que vai andando. Inventaria como todos os políticos que temos tido porque afinal ele é um dos políticos que temos tido.
É um daqueles intelectuais fala-barato que gosta de mostrar que ainda é mais intelectual do que os outros, que vê aquilo que passa despercebido a todos os outros.
E para isso tem cobertura mediática semanal em 2 programas desde há anos.
O que este homem contribuiu para que o país fosse um pouco melhor é desconhecido. É apenas conhecido por falar. E como se percebe sem saber grande coisa do que está a dizer.

Como sempre disse, o PSD tem no seu seio um conjunto de aristocratas partidários que sempre se "amanharam" com o que o país teve para dar e que não perdoam a Passos o facto de ser ele o líder do partido. São maus perdedores? Decerto que sim. Mas são piores que isso. São uma corja de fdp que não deixam passar uma oportunidade de trazer os seus ressentimentos para a praça pública numa altura em que ter um mínimo de estabilidade neste país é algo de fundamental.
São incendiários e de muito baixo carácter. São os que dizem que estão fora mas "entram" periodicamente" para dar a facadinha da ordem.

Notem que eu detesto a forma como este governo está a resolver os problemas. É a forma fácil, casuística e superficial com que todos os outros o fizeram. Parece tomar decisões ao saber dos números do trimestre sempre num pânico desgraçado. As poucas medidas estruturais que tomou ou são incipientes para ajudar nesta altura de crise ou não se fazem sentir sequer.
Mas ao menos estes gurus da política estão em muito melhor situação do que eu para propor alternativas nos sítios certos. Eu não estou. Se estão tão seguros da lei e da forma de fazer as coisas sugiram a suspensão dos contratos ilegais (não validados pelo TC) das PPP's. Ainda não vi nenhum detes borra botas do PSD falar nisto. Nem um.
Limitam-se a falar de generalidades como Pacheco ou a definir prazos proféticos como Marcelo ou simplesmente a criticar gratuitamente como Capucho.
São aqueles típicos fulanos de quem se diz que nem f*** nem saem de cima. Em suma inúteis palavrosos, com muita dificuldade em demonstrar alguma coisa que tenham feito de palpável a não ser "falar". Até Capucho suspendeu o mandato em Cascais por razões de saúde (pois pois) e acabou chateadinho com Passos por não ter proposto o seu nome para presidente da AR. Se calhar ser presidente da AR já não lhe punha problemas de saúde. è um cargo de maior "leveza".
Talvez por ser o cargo que é na hierarquia do Estado lhe interessasse mais. Afinal o ego só fica verdadeiramente satisfeito quando estas criaturas conseguem chegar ao topo ou perto do topo.

Percebe-se bem o que move esta corja. O ego, a ambição, o interesse. São a materialização perfeita daquilo que o PSD tem de podre dentro de si e que há-de sempre fazer dele um partido fracturado e desigual

Chega-se ao ponto de ter gente do Bloco a referir estas criaturas como exemplos das critícas a Passos e a este Governo.

Segundo Marcelo a remodelação tem de acontecer em 15 dias.
De todos as características de Sócrates a única que aplaudi foi o facto de mandar uma mensagem a todos este profetas do sistema ao não remodelar quando eles diziam. Um mensagem clara de "vão-se f..."

Nem percebo o que se ganha com uma remodelação. Perder mais tempo para os ministros de familiarizarem com os vários dossiers? Interromper trabalhos em curso?
Suponho que para esta gente isso não interessa nada. Só se preocupam com a "imagem" e com o "refrescamento" e com "mudar a ideia que as pessoas têm". Nada de substancial. Nem o mau desempenho , ou bom desempenho, a capacidade para o lugar, ou não.

Só imagem. É disso que eles vivem, da imagem. E não concebem que os portugueses se estão a cagar para a "imagem". Os portugueses QUEREM RESULTADOS. Com estes ministros ou outros quaisquer. QUEREM RESULTADOS.
Também não querem nem precisam de FALA BARATOS a toda a hora na TV a profetizar desgraças, a apontar "ilegalidades" que não existem ou a choramingar por solidariedade depois de terem acumulado um belo pé de meia à custa da política durante décadas.
Por mim, este comentadores da direita e da esquerda podem ir para a ...