Os limites

Por princípio parece-me que limitar os salários dos gestores pode ser uma forma de garantir que na administração pública nunca vejamos um gestor de qualidade.

Nessas condições será muito difícil para os realmente bons aceitar um lugar à frente duma empresa estatal.

Mas o problema está noutro sítio. Mesmo sem o limite os bons não vão para lá. E não vão porque há toda uma multidão de gestores medíocres com "melhores" amigos que acabam por ver-se nesses lugares.... e fazem um trabalho miserável.

Se este for o pressuposto (e parece não haver volta a dar), então acho muito bem que se limite o que se paga a esta gente.
Em empresas com prejuízos crónicos é impensável dar prémios a gente assim. Mas dão-se.

E não me deixa nada confortado o facto de que aqueles que são considerados "bons gestores", e porventura merecedores de excelentes remunerações, se cubram de ridículo com as afirmações que fazem.

O caso mais emblemático deste comportamento é Mexia.
Já tinha feito declarações completamente imbecis acerca do seu bónus (que davam vontade de lhe enfiar um sopapo no focinho) e mais recentemente acerca das remunerações da administração da EDP. Afirmava ele que os salários da administração não eram pagos pelos consumidores.

Agora foi um bocadinho mais longe ao afirmar que nós até temos a energia barata. O problema é que as "pessoas" não distinguem entre o valor da factura da EDP e o custo da energia...

Pois, as pessoas são tolas e não "percebem"...

O problema está em que eu não posso escolher pagar só a energia. Ou cortar em serviços extra da factura. Porque não há nenhuns. Não me importava nada de pagar apenas o preço dos Kw que gasto.

Mas o que eu pago é o meu "custo de energia" pelo simples facto de eu não poder escolher não pagar nenhuma das parcelas da factura.
Há uma parte de IVA, taxas de audio visuais, subsídios para as renováveis e taxa de potência (vulgo aluguer do contador) etc etc.
No fim eu e todos nós pagamos isto. E isso é o que nos custa "a energia".

Se calhar é esta qualidade de "chico esperto" que justifica o prémio anual que ele recebe. Se calhar é a sua capacidade de nos fazer passar por parvos que merece tanta recompensa.

Mas para tirar a prova dos 9 eu propunha uma coisa: Ponham este senhor numa empresa com concorrência e vejam o que ele é capaz de fazer.
Ou ponham-no na CP, TAP ou Carris e dêem-lhe um salário base baixinho e 10% dos lucros do ano.
Deixem o homem brilhar.