O afundanço de Portas e do CDS

Os meus vaticínios não andaram muito longe da verdade. (http://eumbloguedatreta.blogspot.com/2013/07/a-traicao.html).

Tinha previsto uma queda drástica na popularidade de Portas e do CDS. E de facto segundo o último barómetro.
Paulo Portas foi o líder que mais perdeu com a crise política no último mês. Os resultados do barómetro da Aximage para o Correio da Manhã, realizado entre segunda e quinta-feira da semana passada, revela que, numa escala de zero a vinte, avaliação feita a Paulo Portas passou de 8,8 em Junho para 4,7 em Julho.
A avaliar por alguns destes indicadores, Pedro Passos Coelho, pelo contrário, continua em terreno negativo, mas parece ter recuperado popularidade. A média passou de 3,9 para 5,5 ultrapassando Paulo Portas pela primeira vez desde, pelo menos, há um ano.

Em Julho, o PSD recuperou nas intenções de voto (quase cinco pontos percentuais, para 28%), enquanto o CDS caiu (3,6 pontos percentuais, para 5,8%). O PS tem uma percentagem mais alta de intenções de voto (que subiu 2,2 pontos, para 37,4%).

Ao longo do último mês, tanto a CDU como o Bloco de Esquerda registam quebras nas intenções de voto, para 10,5% e 6,7%, respectivamente.

O trabalho de campo para este barómetro, que se baseia numa amostrar de 603 entrevistas, foi feito entre os dias 8, segunda-feira, já depois da apresentação da nova composição do Governo (que teria Paulo Portas como vice-primeiro-ministro) e o dias 11, quinta-feira, já depois da declaração do Presidente da República, Cavaco Silva, ao País.
Fonte: Negócios Online
 É um espetanço e pêras. Portas afunda-se para último lugar. O país não lhe perdoa e nem perdoa ao CDS que tem uma queda para níveis abaixo do BE.
O curioso ºé que o PCP e o BE também caem. Será que as pessoas perceberam a inutilidade de tais partidos? Será que as pessoas perceberam que o que eles fazem não passa de conversa inconsequente?

Passos e o PSD por outro lado vêm uma subida que há muito não se verificava.

Mesmo com a pouca confiança que tenho nestes barómetros que parecem sempre enviesados para a esquerda, não há dúvida que o gesto teve consequências. E podem ser graves demais para o CDS. Irrecuperáveis antes das eleições sejam elas em que data forem.

O outro número que vou gostar de ver é o da popularidade de Cavaco com esta sua decisão ambigua e confusa.
As pessoas não lhe vão perdoar o prolongamento de uma crise por razões pouco claras. Parece que a única coisa que quis fazer foi uma pequena vingança em relação a Portas.
Mas para isso arrasta o país numa paz podre durante duas semanas. Pede o impossível a um PS que anseia por estar fora de tudo o que o comprometa.

Cavaco devi saber isto. E devia saber que isto se paga. Portas devia saber o mesmo. Ainda que pudesse ter saído reforçado no seio do governo seria um canto de cisne do CDS no qual muitos deixarão de votar enquanto tiver lideranças deste grau de irresponsabilidade.

O que Portas fez foi depositar o poder nas mãos do PS. Do mesmo partido que nos arruinou e que nos tem causado todas as dores do ajustamento.
Se isto não está presente na cabeça de um líder quando toma estas decisões, devia estar. Sob pena de deixar de ser líder. Esperemos até ao próximo congresso.