Polícia bom, polícia mau

A história repete-se de novo.

Aquilo que vimos há muito pouco tempo com a aprovação do OGE repete-se agora com o PEC IV.

Do lado do PS temos os caceteiros e os mendigos.
Nos caceteiros incluem-se Lacão, Silva Pereira e o próprio Sócrates.
Nos mendigos alinham Maria de Belém e Assis

Enquanto uns encenam um teatro denso e negro, com um cenário quem que vai faltar liquidez para pagar os salários, um período de taxas de juro a subir em flecha e uma austeridade forçada (ainda mais gravosa) pela irresponsabilidade do PSD, outros como Maria de Belém (que passa a vida a dizer que pensa pela própria cabeça) apela à responsabilidade, sentido de estado e a todas as "qualidades que sabe que a oposição tem".

É difícil perceber o raciocínio desta gente. Será que eles se convencem que a falta de confiança e o grau de risco que pagamos nas taxas de juro não tem nada a ver com eles?
Será que acreditam mesmo que o governo ainda goza de algum prestígio e confiança internacional perante os parceiros e os analistas económicos?

Olhando para a credibilidade de que goza o PS e Sócrates no nosso país eu diria que eles são o problema e são talvez o único empecilho à solução.

Todos os que eu ouço defender (sim, ainda os há) esta situação fazem-no lançando um manto de medo e de cenários apocalípticos se houver uma alteração. Depois de mim o dilúvio, é a máxima mais referida nos dias que correm.

A aberração económica que Sócrates e os seus rapazes criaram acabou por nos afectar a todos e não há uma única situação que este governo reconheça como desperdício. As instituições redundantes e inúteis por esse país fora que dão guarida às "bases" de apoio do PS, ou os cargos inventados em instituições úteis como sejam as administrações hospitalares são vistas por este governo como coisas necessárias. Supérfluo para eles é o que se gasta em pensões ou em comparticipações de medicamentos ou em deduções do IRS!!

Todo o desperdício, despesa insensata, prémios a gestores que nunca viram as suas empresas dar um euro de lucro que fosse, são normais e indiscutíveis.
O próprio governo não faz ideia do dinheiro que se desbarata nisto. E mesmo que soubesse não quereria de forma nenhuma "zangar" os seus boys. É que neste momento não é possível garantir-lhes um para quedas dourado. Todos eles estão condenados pela sua inação e total incompetência a ficar afastados da árvore das patacas durante uns bons anos.

Se o PSD tiver a coragem de fazer este Sócrates voltar para debaixo da pedra de onde veio só peca por tardio. Se este Teixeira dos Santos voltar a lecionar num curso de economia é uma verdadeira afronta ao sistema educativo universitário deste país.

Tivemos neste últimos seis anos o grupo mais incompetente, despesista e despudorado que este país já teve. Secundado por um parlamento e uma maioria de uma lealdade canina que alterou leis para proteger correlegionários e "amigos".
Tivemos o assalto a empresas privadas de boys incompetentes, como foi o caso de Vara que dias depois de se licenciar na Independente em Relações Internacionais entrava como administrador da CGD dando depois o salto para o BCP.
À vista de todos e perante a impotência geral. Não existe pior situação com outros, que não existiria com estes no poder. Se ficar pior é porque é inevitável seja com quem seja.

Mas há uma coisa que não podemos esquecer. Quem cavou o buraco foi este 1º ministro coadjuvado pelo seu Ministro das Finanças que foi incapaz de prever ou acertar uma coisa que fosse durante os seus mandatos em 2 governos. Omitiram ,mentiram e manipularam como o estão a fazer agora com este PEC IV.
Então propõem-se medidas destas apenas por "precaução"? Ou será que o artigo no jornal alemão, que dava conta de mais um buraco orçamental dias antes deste anúncio, estava certo até à última virgula?

Têm mesmo a certeza que isto é o melhor que temos? Não há melhor?
Não é possível.
Simplesmente não é possível.