Está tudo doido?

Por incrível que pareça as afirmações mais incríveis e as posições mais incendiárias vêm do lado do PSD.
Manuela Ferreira Leite, mais uma das que fazem as leituras mais bizarras numa carta de 2 páginas, avança com uma teoria de conspiração que só podemos atribuir aquilo a que os americanos chamam um brain fart.

MFL avança a hipótese de que o ministro Gaspar teria pedido a demissão porque as coisas estão muito piores do que "nos dizem".

Este é o tipo de especulação a que é impossível responder.Se se nega dirão que estão a mentir, se se confirma é um ai Jesus.
É absurdo pensar que um homem que durante 2 anos suportou uma pressão horrível que culminou no episódio do supermercado (que foi noticiado apenas duas semanas depois de ocorrer) aguente indefinidamente este tipo de situação.

A hipótese plausível, e aquela que se pode retirar da carta de demissão sem a sobre analisar, é que Gaspar achou que tinha cumprido a sua missão. Recuperar a credibilidade do país com emissões de dívida, redução da despesa do Estado ao longo de 2 anos com grande contestação e protestos.

Alguns sinais indicam estabilização da descida aos infernos. Foram sendo anunciados esta semana e não tiveram grande eco nos media, como seria de esperar.

Não acharia Gaspar que, estando a sua missão cumprida em grande medida, a partir para este ciclo ele seria mais uma liability do que um asset para o Governo?
Não acharia Gaspar que a sucessora estaria em condições, externas e internas, de garantir as dificeis missões que ainda temos de enfrantar?
Não acharia Gaspar que era o momento de recuperar a sua vida, o seu anonimato?

Todas estas coisas estão na carta. Não está muito mais. Sobretudo não está o que leêm  todos os comentadores super analíticos.

Mas como MFL ainda não tinha aparecido um. Aliás se o fizesse toda a gente lhe caía em cima. Chamar-lhe -iam ridículo, incendiário e paranoico.
E é esse o papel que MFL está a fazer. Este tipo de insinuação não tem qualquer utilidade. Ainda por cima e ao contrário do que aconteceu no seu tempo, a Comissão escrutina as contas nacionais com um rigor inaudito. Há avaliações trimestrais. Nunca o governo soube tanto onde gasta o seu dinheiro e despesa desorçamentada foi incluída no Orçamento por imposição da Troyka.
Como é que as contas do Estado poderiam estar tão fora da realidade a ponto de MFL afirmar isto?
E se fosse para mentir, porque não mentir no valor do deficit, da recessão e de todos os indicadores negativos?

Impressionante como gente do PSD pode odiar tanto esta linha dirigente do partido que prefira destruir tudo em vez de o ver como 1º Ministro.