O neurónio solitário

O líder parlamentar do PS acusou hoje o PCP e o Partido Ecologista 'Os Verdes' (PEV) de serem "a muleta da direita". Carlos Zorrinho, que falava durante o debate da moção de censura ao Governo apresentada pelo PEV, justificou o voto favorável do PS apenas por uma questão de "coerência".
Segundo Zorrinho, a quinta moção de censura que este Governo enfrenta em apenas dois anos de mandato não é mais do que o argumento de que a maioria PSD/CDS precisa para convencer o Presidente da República a dar continuidade a este Executivo.
"Esta moção é um favor irrevogável a este Governo, que vai tentar aproveitar a formalidade desta votação para justificar a sua continuação junto do Presidente da Republica. Mais uma vez os senhores são a muleta da direita em Portugal. Triste figura", atirou Zorrinho para as bancadas do PCP e do PEV.
O líder parlamentar socialista, que insistiu em justificar o voto do seu partido a favor da moção, recordando que "censuramos o Governo há três meses e voltamos a censurar agora. Chama-se a isso coerência. Vamos manter a nossa posição".
Na resposta, Heloísa Apolónia recusou as acusações da bancada do PS e deixou a pergunta a Carlos Zorrinho: "Porque se está a meter no meio? Esta moção é para o Governo", disse perante os sorrisos saídos em alto e bom som das bancadas do PSD e do CDS. 
Se dúvidas houvesse acerca da dificuldade de agradar a Deus e ao diabo, estas declarações de Zorrinho são a todos os títulos o produto de uma mente conturbada e profundamente dividida.

Acusa o PEV e o PCP de serem a muleta da direita, ao mesmo tempo que vota favoravelmente a moção de censura proposta pelo PEV e negoceia com os partidos que fazem parte da coligação.

Para se ser malabarista é preciso talento. E Zorrinho não o tem. Seguro também não. A primeira constatação é que gente assim é incapaz de tomar decisões. Vão a todas e em todas se espalham de forma espectacular.

Mas o mais fantástico é como se podem reunir num conselho nacional e sair-se com uma estratégia destas. Isto é verdadeiramente "uma conspiração de estúpidos".

Como é que um país pode esperar medidas sensatas, realismo e um impulso renovador de gente deste calibre intelectual?

Nota: Estou a escrever isto no mesmo momento em que Seguro profere insanidades na SIC Notícias. Vazio, insuportavelmente pomposo e incapaz de defender as 3 posições que defende (todas antagónicas entre si).